Câmara de Aquidauana disponibiliza LIBRAS durante sessões

05/02/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 1871

Compartilhe:

Visando propiciar inclusão social, o Poder Legislativo de Aquidauana passa a disponibilizar este ano a tradução das sessões através da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), meio de expressão utilizado pelos DA – Deficientes Auditivos com objetivo de facilitar a comunicação.  

Por decisão da Mesa Diretora do Legislativo, a professora de Educação Especial Alessandra Pinheiro de Almeida que atua na área há 14 anos iniciou atividades na Sessão de Instalação do Ano Legislativo na manhã da última quarta-feira (03), transmitida ao vivo por rede social.

Segundo o vereador Wezer Lucarelli (PSDB), Presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, LIBRAS facilita interação e a inclusão de pessoas especiais e é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. “Se trata de uma oportunidade para que surdos e mudos possam acompanhar as sessões do Legislativo aquidauanense e conhecer o trabalho de cada parlamentar”, explicou o vereador. 

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais e se trata da língua natural das comunidades surdas com estrutura gramatical própria. A professora Alessandra Pinheiro frisou que o deficiente auditivo vai passar a perceber o que acontece no Poder legislativo, o trabalho do político, e em especial do vereador. “Para o Deficiente Auditivo (DA) é de suma importância essa decisão. Eles precisam interagir e o interprete de Libras promove essa interação”, enfatizou.  

Ainda ontem, o deficiente auditivo Michel Wanderson encaminhou mensagem esclarecendo que ele não conseguia entender o protocolo de atuação do Legislativo disciplinado através da Lei Orgânica e do Regimento Interno. “Libras na política; isso se chama INCLUSÃO”, escreveu ele.