Câmara aprova por unanimidade e institui o Dia do Zootecnista

06/10/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 838

Compartilhe:

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (05), o projeto de Lei de autoria do vereador Humberto Torres (PSDB), que institui o Dia Municipal do Zootecnista, dia 13 de maio.

A votação foi acompanhada pela coordenadora do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) professora Tânia Santos, docentes, profissionais da área e universitários.

Conforme justificativa do parlamentar, no dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, deu-se a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia instalado no Brasil, daí remonta a data comemorativa do dia do Zootecnista.

Ainda segundo Humberto Torres, o município teve a honra de abrigar o primeiro  curso  de Zootecnia do Estado, instalado em 1994 em área cedida da Fazenda da antiga Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA), ambas pertencentes à esfera estadual.

A Zootecnia é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, que compreendem  o planejamento, a economia e a administração, assim como, o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral, em sua área de atuação, a qualidade de vida da sociedade.

“O Zootecnista é um profissional de grande relevância para o desenvolvimento da produção animal no município de Aquidauana e região, que contribui para o bem-estar de toda população de forma acessível”, disse Humberto.