Lenilda: projeto dispõe sobre fornecimento de leite sem lactose

15/03/2017 - Por: ASCOM - Visitas: 579

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria da vereadora Lenilda Damasceno (PDT), que dispõe sobre o fornecimento de leite sem Lactose para crianças carentes de Aquidauana, nos termos específicos, foi lido na Sessão Ordinária desta terça-feira (14.03.2017).

Conforme justificativa da parlamentar, a proposta tem a intenção de resguardar a integridade física e promover a saúde de crianças carentes de Aquidauana, que necessitam de alimentos sem  lactose por apresentarem intolerância.

Essa intolerância à lactose, segundo ela, é  descrita como um distúrbio gastrointestinal que provoca a diarréia, dor e inchaço abdominal, náuseas, flatulência e em alguns casos vômitos.

Conforme explicou, os sintomas variam de intensidade comprometedora no bem-estar e na saúde infantil, aparecendo até várias horas após a ingestão de alimentos ou  bebidas que contenham lactose.

“A gravidade depende de vários fatores, incluindo a quantidade de lactose que cada um consegue tolerar bem como idade, etnia e tempo de digestão habitual. A grande preocupação é porque muitos pais não  conseguem detectar e observar que o problema está na alimentação por falta de conhecimento do assunto”, esclareceu.

Quando não procuram orientação médica, acrescentou a vereadora, o estado de doença da criança evolui chegando a um quadro de desidratação grave.

[ ...  ]

“Ao ser determinado o diagnóstico da intolerância a lactose, os médicos recomendam substituir o leite por alimentos equivalentes que não contenham esta substância”, finalizou.

O projeto  segue  às  Comissões Permanentes da Casa a fim de ser analisado  pelos vereadores antes de ser discutido e votado em plenário