Servidores da Central de Ambulância são homenageados em Sessão do Legislativo

21/02/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 707

Compartilhe:

A Moção de Aplauso foi submetida a votação e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa sendo entregue em seguida aos homenageados

Na Sessão legislativa realizada ontem, terça-feira (20), no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Marquinhos Taxista apresentou nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do art. 168, do Regimento Interno, Moção de Aplauso para equipe de servidores que trabalham na Central de ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

Em sua justificativa o parlamentar, Marquinhos Taxista enfatizou que a Central de Transportes mais conhecida como Central de Ambulância do município de Aquidauana é responsável por coordenar todos os deslocamentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na região e atendem em média quase 5 mil pessoas ao mês com deslocamento.

 Essa equipe da Prefeitura de Aquidauana realiza transferências de pacientes do Hospital Regional Estácio Muniz para hospitais em Campo Grande, conhecidas como 'Vaga Zero', utilizando UTIs móveis, além disso, efetuam transportes para hospitais em outras cidades do estado e fora dele.

A Central de Ambulância também é responsável pelos deslocamentos de alta hospitalar, levando pacientes acamados, portadores de necessidades especiais, idosos e crianças de colo do hospital até suas residências. Adicionalmente, realizam o transporte de pacientes das unidades de saúde locais para o ambulatório ou maternidade do Hospital Regional Estácio Muniz.

O vereador Marquinhos Taxista explica que é importante destacar o transporte diário de 18 pacientes até ao Centro de Especialidades Médicas (CEM) para sessões de fisioterapia.

Em relação às sessões de hemodiálise, a equipe transporta uma média diária de 14 pacientes para o Hospital Estácio Muniz, abrangendo os dias de segunda a sábado. “A equipe ainda efetua o transporte de materiais coletados no laboratório municipal e no laboratório do Hospital Estácio Muniz para o LACEN – Laboratório Central de Campo Grande”.

Além disso, realizam o transporte das equipes médicas do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e da Equipe Multidisciplinar para atendimento domiciliar de pessoas acamadas e de difícil locomoção.

Diariamente, transportam uma média de 68 pessoas para Campo Grande, para consultas e procedimentos utilizando ônibus e micro-ônibus da Saúde. “Em média 22 pacientes também são transportados de segunda a sábado para Campo Grande em carros, devido as condições clinicas que não permitem o deslocamento nas viagens do micro-ônibus. São pessoas que fazem hemodiálise na Capital ou tratamento oncológico”, enfatiza o parlamentar Marquinhos Taxistas.

A Central de Ambulância é composta atualmente por uma equipe de 47 servidores, todos empenhados em melhor atender os usuários, com muitas histórias marcantes durante o período de atendimento. “Uma delas é a valente luta de um jovem de 15 anos e de seu pai contra um câncer agressivo no osso de uma das pernas, na época que descobriu ele tinha 12 anos de idade ficou acamado sem poder andar. Foram feitas diversas viagens em ambulância para hospitais de Campo Grande. Esse jovem contou sempre com a companhia de seu amoroso pai e após três longos anos, o jovem está vencendo essa batalha”.

Também se tem histórias do transporte em vaga zero para Santa Casa de Campo Grande, entre elas a uma jovem gestante, no qual o bebê estava com tanta pressa de nascer, que não aguardou o final da viagem, nascendo dentro da ambulância, alegrando a todos pelo sucesso do parto. Algumas histórias são tristes, citando o exemplo de uma paciente de hemodiálise que durante a viagem sofreu um mal súbito, vindo a falecer”.   

Nesta singela homenagem, o objetivo do vereador Marquinhos Taxista é a de realçar a dedicação destes profissionais, os quais se doam integralmente aos seus objetivos humanitários, buscando sempre minimizar os sofrimentos físicos dos que estão sob seus cuidados. “A cada profissional homenageado pela sua trajetória de vida, dignas de nossa eterna admiração, minha sincera gratidão e reverências”, destacou o vereador Marquinhos Taxista, que apresentou uma relação dos servidores da Central de Ambulância em forma de agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município.

São eles: Luiz Gabriel Santos da Silva, Marcio Cristiano de Melo, Ismael da Silva de Souza, Alexandre Antônia Massuda, Edir José Arzamêndia Gonçalves, Jadilson Fernandes de Lima, Marcos Antônio Americo júnior, Odinei Pereira, Gilmar Vicente da Silva, Elaine Cristina Inocêncio dos Santos, Edvaldo Ferreira da Silva, Nelita Souza Domingo, Tiago dos Santos Lima e Enrique de Mello Albuquerque.

A Moção de Aplauso foi submetida a votação e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa sendo entregue em seguida aos homenageados.