Projeto institui o Campeonato de Capoeira no município

06/09/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 672

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Everton Romero (PSDB), que institui no calendário oficial de eventos do município de Aquidauana-MS, o “Campeonato de Capoeira”, foi lido em Sessão Legislativa.

Conforme justificativa do parlamentar, esse projeto tem por objetivo homenagear e valorizar os capoeiristas do município, haja vista que essa modalidade constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

Segundo o vereador, a capoeira tem o acompanhamento de música: berimbau, canto e palmas; formação em roda: roda de capoeira; graduação do capoeirista feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura.

“Uma característica que distingue a capoeira de outras artes marciais é o fato de a mesma ser acompanhada por música”, comenta.

Ainda conforme o vereador, é a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada. Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem. O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça.

“O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla”, revela.

A música, por sua vez, informa Romero, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o 'toque de capoeira', que varia de lento (Angola) ao bastante acelerado.

Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, conclui, a graduação é simulada pelas cores de cordas ou cordéis atados na cintura do jogador.

O projeto, encaminhado às Comissões Permanentes da Casa de Leis a fim de ser avaliado a sua legalidade e constitucionalidade, após receber parecer favorável das comissões segue para discussão e votação em plenário.