Cabo da Polícia Militar recebe homenagem da Câmara de Aquidauana

16/02/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 645

Compartilhe:

Durante Sessão Legislativa realizada na noite desta quinta-feira (15) no Plenário Estevão Alves Corrêa o vereador Everton Romero (PSDB) apresentou nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do Artigo 168 do regimento interno, Moção de aplauso ao Cabo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul José Nixon Souza dos Santos pelo ato de coragem e heroísmo no momento em que uma mulher atentava contra a própria vida na região da Ponte Antônio Trindade, conhecida como Ponte Nova, sobre o Rio Aquidauana.

Segundo explicou o vereador Everton Romero, o policial militar José Nixon Souza dos Santos é casado com Cristhiane de Almeida Domingues, pai de um filho e ingressou na Polícia Militar em 2008. Atualmente ele trabalha no 2° Pelotão da Polícia Militar em Anastácio, sendo conhecido como Cabo PM Nixon.

Everton Romero justificou em sua proposição de Moção de Aplauso que no dia 24 de janeiro de 2024, por volta das 07hs da manhã, Cabo Nixon em companhia da sua esposa estava retornando da academia sentido Aquidauana- Anastácio, quando avistaram uma mulher sentada na proteção da ponte. “Sem hesitar, ele parou o carro para ajudar a mulher”, enfatizou o parlamentar.

O policial militar Cabo Nixon relatou os fatos. Segundo informou, ele viu a moça na ponte, ela estava chorando e segurando o capacete no peito. “Quando fui conversar, ela se jogou e eu consegui segurá-la pela blusa, deixando-a pendurada”.

Neste momento outras pessoas deram apoio ao militar, para evitar a queda da mulher nas águas do rio Aquidauana.

Após esse ato heroico realizado pelo policial, a vítima foi atendida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que a encaminhou para o Pronto-Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz, onde recebeu o devido atendimento médico pela equipe de plantão.

Ainda em sua justificativa, o vereador Everton Romero (PSDB) relata que o Cabo PM Nixon, em seu dia de descanso, agiu de imediato quando viu a triste cena demonstrando incontestável merecimento desta singela homenagem.

O policial militar está em serviço 24 horas, em todos os dias do ano. “Que os senhores continuem com este louvável comprometimento perante a sociedade aquidauanense”, reiterou o vereador Everton Romero (PSDB).

A Moção de Aplauso foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão, sendo em seguida entregue ao homenageado Cabo Nixon que estava acompanhado da esposa Cristhiane e de outros familiares.

Ainda no momento da homenagem, o PM Cabo Nixon recebeu cópia da Moção de Congratulações de autoria do deputado estadual Jamilson Name apresentada durante sessão da Assembleia Legislativo de Mato Grosso do Sul. O documento foi entregue por Edmilson Fernandes Leite (Miê).

Ajuda

A qualquer sinal de depressão, a ajuda pode vir por vários caminhos.

Um deles é o SUS. Em todo o Mato Grosso do Sul, serviços pelo Sistema Único de Saúde, como as unidades básicas de saúde, estão disponíveis para a população que precisa de cuidados.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatórios de saúde mental estão espalhados por 22 cidades do Estado.

Com atendimento especializado, os CAPS funcionam em Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Água Clara, Três Lagoas e Sidrolândia.

Quem precisar de apoio nos demais municípios do Estado pode procurar atendimento na unidade básica de saúde – o postinho do bairro.

Outra alternativa é Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende gratuitamente pelo telefone 188.

Quem está em sofrimento, precisa compartilhar seus sentimentos com amigos, pessoa de confiança ou com um profissional.

É importante falar sobre aquela sensação de dor física ou emocional que não passa, bem como, aquele sentimento de impotência extremas, que cada vez fica mais intenso e provoca tristeza profunda.