Moção reconhece serviços prestados pelo comando do Bombeiros de Aquidauana

22/03/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2786

Compartilhe:

Na Sessão legislativa de ontem, terça-feira (21) o vereador Wezer Lucarelli, líder do prefeito no Legislativo usou da tribuna para apresentar nos expressos termos do § 1º, do art. 168 e do dispositivo no inciso VI, do Regimento Interno, Moção de Aplauso ao comandante do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Major BM Victor Heidy Shiroma, pelos serviços prestados no âmbito deste Município no período em que comandou a unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana.

A Moção de Aplauso de autoria de todos os vereadores externa sinceros agradecimentos, ao Major BM Victor Heidy Shiroma em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Aquidauana através da Segurança Pública.

De acordo com a justificativa apresentada pelo vereador Wezer Lucarelli, o Major Shiroma ingressou na corporação no ano de 2010 através da academia de bombeiros militares de Santa Catarina, após formado foi transferido para a cidade de Corumbá, ontem ficou por 4 (quatro) anos na academia militar e no centro de formação e especialização dos bombeiros militares de Campo Grande. 

Após esse período, o militar assumiu o Corpo de Bombeiros Militar – 1º SGBM/Ind de Aquidauana onde permaneceu de 21/12/2020 a 17/03/2023.

O comandante fez parte da ativação do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Aquidauana e Anastácio, que juntamente com a Polícia Militar e a Delegacia Regional de Policia Civil de Aquidauana, reativaram o Conselho de Segurança do Município, no qual em parceria com o Poder Executivo e o Poder Judiciário, alocaram recursos para melhorias nas unidades de Aquidauana e Anastácio, ajudando na manutenção e reformas de prédios e móveis, visando sempre proporcionar um atendimento humanizado.

Ao longe desse período reativou o Projeto Social – Bombeiros do Amanhã de Aquidauana, que atualmente atende 40 (quarenta) crianças, e o Projeto social Bombeiros do Amanhã de Anastácio, que atende 17 (dezessete) crianças. “O projeto contribui para a formação de multiplicadores do conhecimento e prática das atividades dos bombeiros, no qual já foram capacitadas mais de 2000 (duas mil) pessoas, que receberam instruções de palestras de primeiros socorros, prevenção e combate a princípio de incêndio”, explicou o parlamentar.   

Wezer Lucarelli ainda destaca que o Major Shiroma estreitou laços junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Polícia Militar e Policia Civil, sempre com o objetivo de melhorar os atendimentos direcionados à população, inclusive adquiriu EPI em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário.

Assumiu com afinco a prevenção de incêndio na cidade e região, com intuito de melhoria no resgate e combate ao incêndio florestal registrado no Pantanal de Aquidauana. “Enquanto esteve no comando do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Major Shiroma recebeu viaturas, bem como, escalou equipe qualificada para ações no Pantanal, razão pela qual ainda acionou reforço da corporação de bombeiros da capital para ajudar no combate as queimadas, visando atender outros maiores incêndios, como aconteceu na cidade de Corumbá, na região da Serra do Amolar”.   

Ante o exposto, é notória a diferença constatada no âmbito do Município e região, após o Comandante Major Victor Heidy Shiroma ter assumido esta função, e por isto é justo enaltecermos os serviços por ele prestados, que proporcionou melhoria na segurança pública. “Neste sentido, em reconhecimento à competência, dedicação, envolvimento e capacidade de liderança deste comandante, esta Casa de Leis faz justa homenagem através desta Moção de Aplausos, para expressar a sua gratidão pelos bons serviços prestados a nossa sociedade”, finalizou o vereador Wezer Lucarelli.

O Major Victor Heidy Shiroma passou o comando do Corpo de Bombeiros de Aquidauana para o Capitão Alex Fernandes em uma cerimônia que contou com a presença do Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Coronel Adriano Noleto Rampazzo, Comandante de Bombeiros do Interior, Coronel Denny Augusto Ferreira Cavalcante e Comandante Metropolitano de Bombeiros, Coronel Huesley Paulo da Silva, ex-comandantes da unidade e autoridades civis e militares da região.

A Moção de Aplauso foi votada e aprovada em plenário com o voto favorável de todos os parlamentares, sendo eles Nilson Pontim (Presidente), Reinaldo Kastanha (Vice-presidente), Humberto Torres (1º Secretário), Chico Tavares (2º Secretário), Anderson Meireles, Sebastiãozinho do Tabôco, Everton Romero, Cleriton Alvarenga, Sargento Cruz, Valter Neves, Marquinhos Taxista, Tião Melo e Wezer Lucarelli.