Em solenidade prestigiada, Pestalozzi inaugura clínica Especializada em Aquidauana

06/10/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 442

Compartilhe:

Centro Especializado em Reabilitação Físico e Intelectual da Associação foi inaugurado pelo presidente da Associação Pestalozzi – Nelson Scaff.

Na tarde desta quinta-feira (05) na Quadra de Esportes da Associação Pestalozzi de Aquidauana aconteceu a solenidade inauguração de uma nova clínica, CER - Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual autorizada pelo Ministério da Saúde em 05 de maio deste ano, após se cumprir todas as exigências legais.

Diversas autoridades, lideranças e convidados prestigiaram o evento cuja mesa para condução dos trabalhos contou com a presença do Sr. Nelson Scaff – presidente da Associação Pestalozzi de Aquidauana e da Sra. Fátima Mituê – Coordenadora Geral, além de Ernandes Peixoto – representante do prefeito Odilon Ribeiro, vereador Reinaldo Kastanha representando o presidente Nilson Pontim e o Poder Legislativo, vereador Francisco Tavares, Sra. Juliana Medeiros – Coordenadora da Rede de Atenção e cuidado da Pessoa com Deficiência do Estado de MS e Patrícia Patussi Nascimento Panachuki – Secretária Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana.

Além da execução do Hino Nacional, alunos e colaboradoras da entidade, promoveram uma apresentação cultural, denominada “Dança das Cadeiras”.

Em seguida a professora Fatima Mituê – coordenadora geral da instituição destacou importantes serviços prestados pela Pestalozzi de Aquidauana desde a fundação em 1.983, sendo que em 2.014 foi construída as novas instalações no bairro da Serraria, em anexo a Escola Especializada Mundo Feliz.

Segundo Fátima Mituê, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) é um serviço de atenção ambulatorial que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação e atendimento especializado psicossocial para as pessoas com deficiência visando sua autonomia e independência.

O vereador Reinaldo Kastanha – vice presidente da Casa de Leis, enfatizou a parceria do Legislativo com a Associação Pestalozzi de Aquidauana e a importância do trabalho realizado pela instituição que presta relevantes serviços de saúde para pacientes de Aquidauana e da microrregião, incluindo os municípios de Anastácio, Miranda, Bodoquena, Nioaque e Dois Irmãos do Buriti. “Reitero em nome dos demais vereadores e do colega Chico Tavares presente no evento, o comprometimento de todos com esta causa, em especial do presidente Nilson Pontim. “O CER - Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual é importante conquista, mérito dos dirigentes da instituição, presidente Nelson Scaff e dos demais, mérito também do apoio efetivo do prefeito Odilon Ribeiro e o envolvimento direto da Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Aquidauana em parceria com a Rede de Atenção e Cuidado da Pessoas com Deficiência do Governo do Estado de MS e ainda do Governo Federal através do Ministério da Saúde”, destacou o parlamentar Reinaldo Kastanha.

Após a manifestação de Juliana Medeiros, que frisou ter grandes projetos para a Pestalozzi de Aquidauana, a Secretária e Saúde, Patrícia Panuchuki destacou a parceria da gestão municipal com a instituição.

O presidente da Associação Pestalozzi de Aquidauana, Sr. Nelson Scaff que ao longo dos anos ao lado da esposa Marisa Scaff (In memoriam) dedicou sua vida aos alunos e pacientes, a quem ele chama de estrelas. “São eles a nossa motivação, são eles que merecem nossa atenção e respeito. E em nome deles agradeço a todos que são nossos parceiros”, finalizou.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o presidente Nelson Scaff fez a entrega de uma lembrança à diversos parceiros da causa, em agradecimento ao apoio e colaboração com a entidade.

Em seguida as autoridades, deixaram a quadra de esportes e se deslocaram até ao CER – Centro Especializado em Reabilitação Físico e Intelectual, onde ocorreu o descerramento da placa e uma visita as suas instalações.

O evento foi encerrado com um coquetel.