Prioridade: Rede de energia em aldeias e passarela em escola na Santa Terezinha

07/12/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 667

Compartilhe:

Na Sessão legislativa realizada na noite de terça-feira (06) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, o vereador Sargento Cruz encaminhou solicitação ao deputado estadual Renato Câmara, vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS para que interceda junto a Energisa em Mato Grosso do Sul, através do seu diretor presidente Marcelo Vinhaes Monteiro e a SANESUL através do seu presidente Renato Marcilio da Silva, visando atender as necessidades das aldeias Limão Verde e Buritizinho, no fornecimento de materiais para extensão de rede de energia elétrica e de distribuição de água.

Em relação a Energisa, o vereador Sargento Cruz justificou a necessidade da instalação de 10 (dez) postes de concreto na estrada de acesso à aldeia Limão Verde entre a Vila Nascente e a aldeia Buritizinho, para distribuição de energia naquela localidade e no caso da Sanesul são necessários 300 (trezentos) metros de mangueira a ser utilizado na distribuição de água.

“Visando ajustar a distribuição de energia e resolver ou amenizar a falta de água recorrente nessas aldeias que vem deixando uma parcela da comunidade indígena sem acesso a esses bens tão preciosos, é o que nos motiva a encaminhar tal solicitação”, explicou. “Passamos por problemas climáticos que afetam o nosso planeta com temperaturas elevadas acima do normal, o que torna urgente e imprescindível ter acesso a água e energia, pois, é humanamente impossível conviver sem as mesmas”, destacou o parlamentar.

Diante do exposto e na condição de representante da população, o vereador Sargento Cruz solicita urgência no atendimento, fato que trará dignidade e melhor qualidade de vida aos irmãos indígenas que habitam as referidas aldeias localizadas em Aquidauana.

Investimentos na Escola Estadual Felipe Orro

Em outro documento encaminhado ao deputado Renato Câmara, o vereador Sargento Cruz, pede o apoio do parlamentar para que consiga a destinação de recursos, junto ao Governo do Estado através do Secretário de Estado de Educação Hélio Queiroz Daher para atender necessidades da comunidade escolar da Escola Estadual Felipe Orro, localizada na Vila Santa Terezinha (Ovidio Costa) em Aquidauana.

A intenção é de que seja construída uma passarela coberta entre o portão de entrada da unidade escolar até o acesso as instalações administrativas e salas de aulas visando proteger alunos e trabalhadores em educação no caso de chuva. Também se faz necessário uma passarela coberta que permita o acesso a quadra poliesportiva nos dias chuvosos.

O vereador Sargento Cruz explica que em razão desta escola atender de forma integral, há necessidade de melhorarias em suas dependências para se alcançar melhor qualidade de ensino, uma vez que a unidade atende uma demanda em torno de 200 (duzentos) estudantes matriculados no ensino integral, fundamental e médio. “Desta forma entendo ser de extrema importância que a solicitação seja atendida para proporcionar melhores condições de trabalho aos educadores e boas condições de acesso aos alunos”, finalizou o parlamentar Sargento Cruz.