Lenilda sugere convênio entre o Governo do Estado e o município para implantação de oficina de artesanato em Taunay

23/09/2019 - Por: ASCOM - Visitas: 888

Compartilhe:

A celebração de convênio entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Executivo de Aquidauana com a finalidade de se implantar uma  oficina de artesanato no distrito de Taunay, bem como a entrega de materiais para atendê-la, foi sugerido pela vereadora Lenilda Damasceno (PDT) à presidente da Fundação de  Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, com cópia ao secretário municipal de Cultura e Turismo, Humberto Torres, e ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme a justificativa da parlamentar, o artesanato  esteve sempre presente no cotidiano dos povos indígenas, sobretudo, a atividade cultural, entre  outros diferentes usos das comunidades indígenas. 

“O artesanato garante o sustento de muitas famílias da comunidade indígena e, em muitos casos, chega a ser a principal atividade, quase que exclusiva, na geração de renda baseando-se no trabalho familiar coletivo”, afirma.

Segundo ela, as oficinas realizadas com as mulheres indígenas proporcionam a integração entre os membros de um mesmo conjunto, elevam a autoestima, melhoram a qualidade de vida, e resgatam inúmeras pessoas que estão ociosas e desenganadas, propiciando uma redução no número de tentativas de suicídios. 

Para a vereadora, essa situação é gradativamente preocupante quanto ao crescimento do número de ocorrências de suicídios nas aldeias.

“A exemplo do projeto, executado na Aldeia Limão Verde, essa proposta  tem por objetivo amparar melhorias na qualidade de vida dos povos indígenas, residentes naquele distrito, visando a geração de renda,  a harmonia e o equilíbrio dos grupos”. conclui.