Vereadores preveem “colapso financeiro” com o funcionamento da UPA

25 de setembro de 2014

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 h poderá quebrar o município de Aquidauana, alertou o vereador Wilson Vicente Ferreira  (PT do B) na sessão ordinária de terça-feira (23/09).

O parlamentar entende que seria mais racional investir na contratação de mais médicos e no funcionamento dos postos de saúde 24 horas a inaugurar essa UPA no município.

A opinião dele foi dividida com  o colega,  vereador Wezer Lucarelli (Pros), ao considerar  um “raciocínio absolutamente correto” e por antecipar uma “profecia”, ou seja,  de  que a UPA poderá comprometer a saúde do  município se colocá-la em funcionamento.

“É melhor fazer funcionar a estrutura de saúde já existente”, advertiu também Wezer e o colega, vereador Nilson Pontim (PSDC), que, além de  concordar com o posicionamento do vereador Wilson Ferreira , disse que o telhado da UPA, mesmo antes de ser inaugurado, está sendo reformado.

Por conta disso, Wilson Ferreira chamou a atenção do prefeito José Henrique Trindade (PDT) e do engenheiro do município que assinou e recebeu a obra nessas condições, a exemplo, ele citou a reforma da escola do distrito de Piraputanga, cuja empreiteira  entregou o prédio com forro e parte elétrica comprometidos e que ainda facilita a invasão de pombos.

O parlamentar reforçou a necessidade de investir na melhoria dos postos de saúde com mais médicos e  atendimento 24 horas, bem como defendeu a extinção da Gerência Municipal de Industria e Comércio (como medida de economia), que não produz nada no município.