A eleição do juiz de Direito, Fernando Chemin Cury, à Presidência da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) foi reconhecida pelos vereadores Anderson Meireles (PSB) e Wezer Lucarelli (PSDB) por meio de Moção de Congratulações, lida e aprovada em Sessão Legislativa.
Eleito para o biênio 2017/2018, no dia 11 de novembro de 2016, em Campo Grande, Fernando Cury venceu o pleito com a chapa “Magistratura Forte, Valorizada e Unida”, que será empossada no dia 09 de dezembro de 2016. Integram a chapa vencedora: Albino Coimbra Neto (1º vice presidente), Cláudio Muller Pareja (2º vice presidente) e Jacqueline Machado (secretária).
O juiz Fernando Cury ingressou na magistratura em dezembro de 2004. Em maio de 2006, ele foi promovido juiz de primeira entrância, judicando em Itaquiraí. Em 2007 foi novamente promovido e designado para o município de Caarapó, Comarca de segunda entrância.
Em outubro de 2011 foi removido para a 2ª Vara de Três Lagoas e em janeiro de 2012, por permuta, uma nova remoção fez com que viesse para a 1ª Vara de Aquidauana, onde atua.
Conforme informou os parlamentares, para presidir a Associação, Cury ficará afastado da jurisdição e como presidente da entidade pautará sua conduta no atendimento prioritário dos interesses da magistratura, seja no campo pessoal dos juízes, na área de saúde, no campo remuneratório e social.
“Por se tratar de um juiz capacitado, que conhece as dificuldades e angustias da classe dos magistrados, cremos que ele conduzirá a Amamsul com competência. Portanto, esta Casa de Leis não poderia se furtar de reconhecer o merecimento desse juiz pela investidura ao novo cargo”, finalizou.