Os vereadores de Aquidauana participaram no último dia 1º/04 (segunda-feira) do “Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul” promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e que teve a participação de quatro ministros –Ideli Salvatti (Relações Institucionais); Tereza Campello (Desenvolvimento Social); Aguinaldo Ribeiro ( das Cidades); e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), além de integrantes da bancada estadual, federal, secretários de Governo e municípios, bem como o envolvimento de 79 municípios.
O encontro serviu para os prefeitos discutirem os problemas dos municípios, receber orientações sobre elaboração de projetos e liberação de recursos por meio de linha de crédito e encaminhar reivindicações aos ministérios, em Brasília.
Para a vereadora Luzia, o governo da Presidenta Dilma Rousseff (PT) adotou uma metodologia deferente de se governar, razão pela qual segue mudando a “história do Brasil”.
Essa nova postura, segundo ela, foi testemunhada naquele encontro com a “força” do governo federal, que tem se constituindo com parceiro dos municípios na liberação de verbas federais.
“Cabe aos gestores não terem preguiça, mas disposição e compromisso com sua gente e sua cidade. Possuírem equipes competentes e eficientes para buscar recursos e investimentos para os municípios , a exemplo do que fez o prefeito Fauzi Suleiman nos quatro anos de mandato em Aquidauana”, destacou.
O vereador Anderson Meireles, que esteve na companhia de outros parlamentares, entre os quais, Paulo, Brites e Luzia, considerou aquele encontro como ímpar se considerar as dificuldades encontradas para conseguir agenda de trabalho com diretores executivos dos ministérios.
Ele disse que, ao lado dos colegas vereadores, conversou com vários técnicos de ministérios envolvidos naquele encontro para verificar a situação dos municípios relacionada a projetos em execução ou em fase de liberação de recursos.
Nesse período de recessão econômica, o vereador disse que ouviu a ministra Ideli aconselhar os prefeitos quanto à necessidade de se montar equipe competente a fim de apresentar projetos como alternativa para reverter o quadro de dificuldades financeiras.
Portanto, por determinação da presidente Dilma Rousseff, o governo federal está à disposição para a parceria com todos os municípios do País e o encontro com os prefeitos de Mato Grosso do Sul serve para encaminhamentos e acesso a informações visando a obtenção de recursos federais.