Seis vereadores da Câmara Municipal de Aquidauana, juntos, pediram, por meio da indicação de nº 109/2014, ao deputado estadual Felipe Orro (PDT), inclusão de emenda parlamentar ao Orçamento do Estado destinada à aquisição de uma ambulância do tipo UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel para atender o município.
Conforme declaram os parlamentares, a falta desse tipo de veículo pode comprometer o atendimento à saúde a ponto de colocar em risco a vida de muitos pacientes em estado critico e que requer cuidados e aparato adequado em casos, por exemplo, de traumatismo, infarto, gravidez de risco e outras emergências.
Segundo eles, a ambulância que presta esse atendimento encontra-se totalmente danificada e destruída, a qual tem servido como depósito de pneus velhos. Em virtude das dificuldades na obtenção de verbas para a compra desse veículo, o vereador Moacir Pereira (PDT), um dos autores da proposição, pede o apoio do parlamentar na viabilização de recursos, que permitirão a aquisição e destinação dessa ambulância para o município a fim de proporcionar a população maior agilidade, comodidade, segurança e qualidade no atendimento e transporte de pacientes a Capital.
Além de Moacir, os vereadores Clézio Fialho (PSL), Nilson Pontim (PSDC), Corrêa Filho (PSB), Thales Leite (PSDB) e Mauro do Atlântico (PT) reivindicaram a inclusão dessa emenda para a compra dessa ambulância, que irá suprir uma necessidade verificada nos dias atuais no setor de saúde pública do município.