A regularização no repasse institucional por parte do Governo do Estado ao Hospital Regional “Estácio Muniz” para se tornar possível o pagamento dos salários dos funcionários dessa instituição foi solicitada pelos vereadores Aguinaldo da Saúde e Lenilda Damasceno, ambos do PDT, ao deputado Estadual, Jamilson Name(PDT), com cópia governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), por meio de Indicação apresentada em plenário.
Conforme informa os parlamentares, em abril de 2018, o governador contemplou a UTI (Unidade Terapia Intensiva) do HR com mais quatro leitos, totalizando 10 leitos na instituição.
No entanto, esclarece Lenilda, mediante a existência de uma maior quantidade de leitos, houve aumento na demanda de suprimentos e recursos financeiros para suprir as necessidades do setor, bem como, uma quantidade maior de servidores para fornecer o devido atendimento.
Segundo Aguinaldo, a medida tem por objetivo solicitar um aumento no valor do repasse financeiro efetuado pelo Estado a fim de atender a UTI e propiciar o pleno funcionamento do local com a aquisição suficiente e necessária de suprimentos, bem como para o pagamento dos funcionários.
De acordo com ele, a partir de uma reunião, juntamente com a diretoria do hospital, foi informado que o valor atualmente repassado é de R$75 mil, o que se torna insuficiente para suprir a total demanda desses leitos.
O parlamentares esperam que essa proposta seja acolhida com o objetivo de dar suporte aos munícipes, que dependem diretamente dos serviços prestados pela UTI do HR de Aquidauana