Vereadores prestigiam evento que batizou tamanduá que nasceu na Inglaterra

19/06/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 18037

Compartilhe:

Aquidauanenses votam para escolher nome de tamanduá nascido na Inglaterra

Na sexta-feira da semana passada, 16, ocorreu um evento no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana com a participação do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), oportunidade em que a equipe do Instituto de Conservação dos Animas Silvestres (ICAS) organizou em parceria com o Projeto Bandeiras e Rodovias e o Chester Zoo (Zoológico da Inglaterra) uma campanha interativa e internacional, incentivando os alunos de Aquidauana a votarem e escolherem o nome de um tamanduá que nasceu no Chester Zoo.

Os alunos puderam votar e escolher entre dois nomes de origem indígena Tikoa (que significa em terena “Tamanduá-bandeira”) e Jurumi (que em guarani significa “que come formiga”).

O Tamanduá-bandeira é um dos animais que mais sofre com os atropelamentos nas estradas de MS.

Ele está ameaçado de extinção e, por isso, a campanha alerta a população para esse problema e, também, para que todos possam ajudar a tirar essa espécie da lista de animais ameaçados de extinção.

Segundo informações, o Zoo de Chester é incrível, enorme, com diversas espécies de animais de todo o mundo. Um passeio fantástico, para todos, mas em especial para as crianças. Todas as áreas sempre muito limpas, organizadas e bem sinalizadas. Animais bem cuidados e com boa explicação sobre cada um. "É um lugar maravilhoso para conhecer".

O Chester Zoo localizado na Inglaterra é parceiro dos projetos desenvolvidos em Aquidauana e tem ajudado a proteger os Tamanduás-bandeiras nesta região. O resultado da votação foi transmitido ao vivo pela Câmara Municipal de Aquidauana e dirigentes do Zoo de Chester, na Inglaterra acompanharam o evento.

Ao total, foram computados 3.528 votos, sendo que o nome Tikoa para o Tamanduá foi vencedor com 1.934 votos. Já o outro nome, Jurumi obteve 1.594 votos. O número de votantes foi considerado muito bom pelos organizadores.

O evento foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Nilson Pontim e pelos vereadores Anderson Meireles e Wezer Lucarelli, além do diretor de Trânsito de Aquidauana Flávio Gomes Filho, da bióloga e educadora ambiental Andreia Nasser, educadora ambiental Ashleigh Marshall representante do Chester Zoo.

A preservação dos animais silvestres na região de Aquidauana é uma prioridade, o Departamento de Trânsito vem trabalhando no desenvolvimento de atividades que visam a conscientização e educação, em especial enfocando atropelamento de animais na área urbana das cidades pantaneiras e na extensão da BR 262 – sentido Campo Grande – Corumbá. “A missão é preservar os Tamanduás-bandeiras em Aquidauana e por todo Mato Grosso do Sul”.