Projeto institui no calendário de eventos, o Torneio do Dia do Trabalhador

29/03/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1250

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Everton Romero (PSDB), que institui no calendário oficial de eventos do município de Aquidauana, o “Torneio do Dia do Trabalhador”, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.

“O esporte é para todos. Partindo dessa máxima, entende-se que o esporte é um forte instrumento para integração, transformação e, sobretudo, inclusão social, independentemente de suas condições diversas”, observa.

Conforme esclarece o parlamentar, o esporte amador procura garantir o acesso às atividades esportivas e de lazer nos segmentos sociais, sem discriminação de classe, etnia, raça, religião, gênero e nível socioeconômico.

Reconhecido pelo seu benefício que traz ao desenvolvimento humano, ele considera que o  esporte tem o poder de contribuir para a formação física e intelectual.

“Buscar o equilíbrio entre as ações individuais e coletivas, cooperativas e competitivas, por meio do esporte é uma das maneiras mais eficientes e com excelentes resultados”, avalia.

Partindo dessa premissa, de que o acesso as práticas esportivas e de lazer, necessitam ser compreendidos e assegurados com um direito e não como benefício, para o vereador, o torneio por meio do esporte, busca realizar um processo de inclusão social, ou seja, do segmento jovem, assim como de sua população adulta, proporcionando que seu tempo ocioso seja preenchido pelo livre acesso das atividades de esporte de qualidade.

Segundo ele, o objetivo é ativar a modalidade esportiva do futebol, praticada em todas as comunidades do município  e que agora passará a ser oficialmente um evento esportivo em comemoração ao Dia do Trabalhador.