Wezer reivindica aporte financeiro para custear despesas do HR

07/11/2013 - Por: ASCOM - Visitas: 1754

Compartilhe:

 O vereador Wezer Lucarelli (PROS) solicitou ao secretário de Estado de Saúde, Antonio Lastória, para que viabilize aporte financeiro para contemplar o pagamento do 13º salário dos funcionários do Hospital Regional de Aquidauana.

Conforme justificativa do vereador, que encaminhou expediente ao secretário, esse hospital, a exemplo das demais entidades filantrópicas do Estado e do País, que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde), possui orçamento limitado.

 Por causa disso, acrescenta, aquela unidade de saúde, que se encontra sob intervenção da Prefeitura por determinação judicial, acaba sendo amparada com aporte financeiro do município.

O parlamentar considera que o 13º salário é um compromisso obrigatório no mês de dezembro, porém, onera o sistema, que “padece” de déficit financeiro. “A entidade beneficente e o município, sozinhos, não conseguem arcar com essa demanda e com o direito dos nossos abnegados funcionários”, explicar o vereador, que pede a compreensão do secretário a fim de viabilizar o aporte de recursos necessários para a quitação dessa obrigação.

Outro expediente encaminhado ao secretário refere-se ao pedido de aumento do teto de aporte financeiro para custear a execução dos procedimentos de ortopedia regulados para a atender a microrregião, o restante do Estado, e as demandas judiciais.

 O aporte, segundo ele, se justifica em decorrência do aumento significativo de ocorrências ligadas a essa especialidade, contudo, os recursos atualmente disponibilizados não traduzem a dimensão da necessidade pleiteada para auxiliar o sistema público de saúde e a população de Aquidauana.