Meireles manifesta apoio pela regulamentação profissional de Podólogo

27/10/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 9848

Compartilhe:

A regulamentação profissional de  Podólogo (médico que cuida da saúde dos pés), em trâmite no Senado Federal, defendida sem emendas ao Projeto de Lei Complementar 151/2015 e com aprovação do texto original, mereceu manifestação do vereador Anderson Meireles (MDB), em plenário, por meio de uma Moção de Apoio lida e aprovada em Sessão Legislativa.

Essa moção foi encaminhada ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (que deve deixar o DEM e migrar para o PSD), com cópia aos senadores da bancada federal de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad (PSD), Simone Tébet (MDB) e Soraya Thronicke (PSL).

Conforme justificativa do parlamentar,  podologia é uma extensão auxiliar da medicina, que se dedica a anatomia, fisiologia e patologia dos pés.

“É de fundamental importância a atuação do profissional podólogo para a população, visto que, esse segmento preenche a lacuna no cuidado e tratamento dos pés, dando ênfase a um atendimento multidisciplinar da área da saúde”, explica.

Segundo revela, torna-se muito importante na identificação de sintomas de patologias sérias dos pés nas áreas da ortopedia, dermatologia, angiologia, endocrinologia entre outras.

“A atividade é de grande relevância, envolvendo aspectos relativos à saúde pública, sendo necessária a regulamentação para impedir que pessoas sem nenhum conhecimento técnico prestem serviços na área a ponto de colocar  em risco a saúde de seus clientes”, acrescenta.

Por tudo isso, Meireles conclama à bancada federal a atuar favoravelmente pela aprovação do texto original a fim de que esses  profissionais sejam reconhecidos e tenham o fortalecimento de representação e regulamentação profissional.

“A proposição reflete o sentimento dos podólogos, de acordo com as suas entidades representativas nos Estados e municípios”, finaliza.