Vereadores cobram abertura de passagem de nível na Rua Quintino Bocaiúva

28/03/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7099

Compartilhe:

Na semana passada uma videoconferência importante e que deverá ter desdobramento nesta semana pode definir a implantação de mudanças na área central de Aquidauana.  O dialogo foi estabelecido com a RUMO Logística, a respeito da área da ferrovia que está abandonada e pertence a antiga Rede Ferroviária Federal SA. 

A videoconferência contou com a participação da senadora Soraya Thronicke, o representante da RUMO (empresa operadora de logística ferroviária) e o representante da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste), de Brasília.  Em pauta, a situação do terreno cedido pela União à concessionária, que foi abandonado e está causando vários problemas para a população de Aquidauana. 

Além do matagal que cresceu, o local traz insegurança, riscos à saúde e transtornos de mobilidade, pois os moradores não conseguem atravessar pelo terreno que faz ligação entre importantes ruas do município. 

A situação vem se arrastando há anos sem uma solução definitiva. “Por isso, intercedi e ficarei em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT para resolvermos o problema e entregarmos uma resposta à população aquidauanense” frisou a senadora Soraya Thronicke.

De Aquidauana participaram da vídeoconferência o prefeito Odilon Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal vereador Wezer Lucarelli, vereadores Reinaldo Kastanha, Clériton Alvarenga, Chico Tavares e o Procurador Jurídico Heber Seba. A reunião foi solicitada em Brasília pelo vereador Reinaldo Kastanha.

Reforçando as ações que devem ser tomadas pela RUMO em Aquidauana, o vereador Wezer Lucarreli disse da nova realidade de desenvolvimento que vive o município e que algumas mudanças são necessárias.  

Em sua opinião, a Prefeitura e a Câmara poderiam viabilizar a cessão de outra área para que a empresa pudesse fazer suas manobras desafogando a área central da cidade e que o município pudesse ocupar a área do Parque Ferroviário. Além disso, “desde 2017, temos um projeto de abertura de uma passagem de nível na rua Quintino Bocaíuva ligando o bairro da Serraria ao Guanandi. Encaminhamos e dialogamos com os representantes da RUMO, mas, infelizmente, esse projeto não prosseguiu porque não temos garantia da execução”,  explicou o vereador-presidente Wezer Lucarelli.

O prefeito Odilon argumentou que a ferrovia nos últimos anos está um “abandono total”, incluindo o pátio da RUMO Logistica na área central. 

Hoje, a RUMO ocupa uma área nobre da cidade e existe um total descaso da empresa na limpeza e manutenção do local. “Tenho que deslocar equipes da prefeitura para fazer esse serviço que não é de nossa responsabilidade. O local fica à mercê e serve até de ponto para consumo de drogas e esconderijo de pessoas de má índole”, afirmou Odilon Ribeiro. 

Recentemente, o descarrilamento de vagões interditou duas das principais vias, prejudicando a mobilidade urbana. “Um acidente que poderia ter sido evitado com uma manutenção eficiente da malha ferroviária”, enfatizou o chefe do executivo.

As autoridades finalizaram a videoconferência cobrando uma ação efetiva da RUMO para que seja estabelecido o diálogo e que a situação seja resolvida de uma vez por todas. Neste inicio de semana, uma nova reunião já está agendada para que o assunto continue sendo debatido na busca por soluções em curto prazo.

Da redação com informações Agecom.