Mulheres são homenageadas em noite de reconhecimento e gratidão

02/04/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 6878

Compartilhe:

O Poder Legislativo de Aquidauana, presidido pelo vereador Wezer Lucarelli (PSDB) realizou na noite de quinta-feira (31) Sessão Solene de Entrega do Prêmio “Mulher que faz a diferença” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mês de março. 

O evento contou com a presença do prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, sua esposa Maria Eliza e os vereadores Wezer Lucarelli, Everton Romero, Sargento Cruz, Clériton Alvarenga, Humberto Torres, Reinaldo Kastanha, Sebastiãozinho do Tabôco, Anderson Meireles, Chico Tavares, Sebastião Melo, Marquinhos Taxista, Valter Neves, Nilson Pontim, além de inúmeros convidados.

Na abertura da solenidade o vereador Wezer Lucarelli representando o Poder Legislativo, prestou homenagem a primeira dama de Aquidauana, Maria Eliza Ribeiro em respeito à força e a dedicação das mulheres aquidauanenses que fazem a diferença. Em seguida o parlamentar homenageou com o prêmio ‘Mulher que faz a diferença’ a Delegada Regional de Policia Civil, Dra. Silvia Girardi e Josiane Camargo.

O vereador Everton Romero homenageou Maria Tereza Ferraz Alves Ribeiro que por problemas de saúde foi representada pela nora, Maria Eliza e também premiou Regina Célia Menezes da Costa. 

O vereador Sargento Cruz homenageou Sheila Gonçalves Mendes de Oliveira e Patricia PatussiPanachuki;  o professor Clériton entregou o prêmio para Eva Leite de Arruda e Marluce Luglio; Humberto Torres homenageou Anastácia Kochhan e Luci Chaves; Reinaldo Kastanha homenageou Naiara Nogueira Arguelho; Sebastiãozinho do Tabôco homenageou Iraíde Raimunda dos Santos e Liliane Gomes de Souza.

Anderson Meireles entregou o prêmio para Luciana Campelo e Neyva Brum; Nilson Pontim homenageou Cláudia Franco Fernandes de Souza e Wilsandra Beda; Valter Neves homenageou Evanilde Fonseca Saraiva da Cruz e Cristiane Niz Barcelos além de Irondina Anacleto e Geruza Cabral; já o Marquinhos Taxista entregou o prêmio para Eronildes Infran Jorge e Ely Nida Cicalise (professora Biro); vereador Sebastião Melo homenageou Maria Sandra de França Leanes e o vereador Chico Tavares entregou o prêmio Mulher que faz a diferença para Natalina Aparecida dos Santos e Tainara Terena.

Antes da manifestação das autoridades, o vereador Wezer Lucarelli e o Sargento Cruz fizeram a entrega em nome dos demais vereadores do Título de Cidadã Aquidauanense à Dra. Silvia Elaine Girardi dos Santos concedido por unanimidade pelo Poder Legislativo em 2020. 

Ao fazer uso da palavra representando todas as homenageadas, a Delegada de Policia Civil Dra. Silvia Girardi disse ter recebido com orgulho o convite para fazer parte deste time brilhante de mulheres que fazem a diferença. “Muitas coisas vieram à minha mente, minhas avós, minha mãe, enfim, mulheres que fizeram a diferença na minha vida”.

Silvia Girardi frisou ainda que a mulher está ocupando espaço meticulosamente na hora certa e no lugar certo. “Deus valorizou a mulher em todos os tempos, as vestiu de força e lhes deu autoridade. Em seu plano de salvação, o PAI envolveu inúmeras mulheres, nomes e feitos ficaram registrados. Mulheres, muralhas, mães, rainhas sábias, mulheres de ontem, de hoje e de amanhã. Parabéns”, finalizou.

Em nome da Câmara Municipal de Aquidauana o vereador Humberto Torres ressaltou a importância da mulher desde os primórdios dos tempos. Ele citou passagens bíblicas que retratam as ações da mulher ao longo dos anos, destacou o amor, a ternura e as batalhas que elas enfrentam no dia a dia. “Quando precisamos de ajuda, procuramos a mulher, quando bate o desespero a gente procura a mãe, todas as mães”.

Humberto Torres destacou que após o evento, cada uma das homenageadas vai continuar escrevendo sua história, que muito nos orgulha. “Homenageamos as mulheres não só pela beleza que trazem ao mundo, mas também por sua inteligência e garra. A força de uma mulher é algo que pode mover montanhas e não tenho dúvidas de que são seres incríveis que conseguem acolher a todos com carinho. Merecem nosso respeito e admiração”, finalizou.

O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro iniciou sua fala agradecendo de forma especial e carinhosa, duas professoras que fazem parte da sua vida escolar, Ely Cicalise (Prof. Biro) que foi homenageada com o prêmio e a professora Eva Enilde Franco Fernandes. “Reconheço o trabalho dessas duas profissionais na educação na formação de muitas pessoas. Elas e todas as mulheres aqui homenageadas tem sua parcela de contribuição para a construção de uma sociedade melhor. Em nome delas, cumprimento e parabenizo todas as mulheres homenageadas nessa noite”, destacou o prefeito Odilon. 

Em seguida, o prefeito Odilon Ribeiro destacou a participação das mulheres que ocupam com responsabilidade e eficiência o primeiro escalão da sua gestão. “Acredito que sou o prefeito que mais nomeou mulheres como secretárias, na linha de frente do governo. E elas me ajudam e muito bem administrar a nossa cidade. Eu tenho muito orgulho da contribuição de todas essas mulheres”.

Odilon Ribeiro também ressaltou o papel de três Marias na sua vida. “Não sei o que seria da minha vida sem minhas três Marias, minha mãe Maria Tereza, minha esposa Maria Eliza e minha filha Maria Clara”. 

Em seguida ele citou o Padre Rodrigo, da Paróquia Imaculada Conceição, pedindo Deus bênçãos para as mulheres e para as famílias aquidauanenses, além de reconhecer o brilhante trabalho realizado pela pastora Geruza frente ao Lar Betânia, que já está preparado inclusive para atender mulheres que enfrentam problemas e precisam se recuperar”.

Visivelmente emocionado, Odilon Ribeiro disse que a vida das pessoas não está fácil, mas ressaltou a importância da comemoração com a presença de mulheres brilhantes que se dedicam diariamente na construção da história. “Tenho muito orgulho da minha cidade, das mulheres e do meu povo”, disse ele.

O vereador Wezer Lucarelli, presidente da Câmara Municipal de Aquidauana encerrou a Sessão Solene agradecendo por uma noite revigorante, com a entrega justa da premiação “Mulher que faz a diferença” e lamentou as vidas perdidas em virtude da pandemia. “Agradeço aos munícipes pelo trabalho em prol de Aquidauana, em especial as mulheres que atuam na linha de frente do combate a Covid-19. Contem com o Poder Legislativo e um abraço apertado no coração de todos”, finalizou.