Projeto homenageia Ester Rezende Sandoval com nome de rua no Nova Aquidauana

12/12/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 3705

Compartilhe:

Projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB), que altera a denominação da Rua 05 para Rua Ester Rezende Sandoval, no bairro Nova Aquidauana, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa

Conforme justificativa do parlamentar, essa rua se inicia no cruzamento da Avenida 11 de Outubro, lado direito quadra 68, e termina no cruzamento da Rua André Tomicha, entre as quadras 25 e 25, no mesmo bairro.

De acordo com o projeto, a homenageada foi funcionária pública estadual na área da saúde e uma grande incentivadora da proteção ambiental, a qual ajudava a preservar e colaborar com o meio ambiente.

No ano de 1986, revela o vereador, ela iniciou juntamente com seu marido e filhos  auxiliando na formação de terra bruta das fazendas do Doutor Rudel Trindade e Atair Barros Trindade. “Hoje fazenda Reiel, partes da fazenda Boa Vista e fazenda Rancho Novo”, acrescenta.

Segundo revela, ainda, o autor, Ester inúmeras vezes se deslocou por meios próprios até Campo Grande para levar para ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS, animais feridos, filhotes silvestres abandonados ou pego por caçadores.

Ela foi uma árdua defensora da fauna,  flora pantaneira, e chegou  a plantar nos pastos e capões, centenas de mudas de aroeiras, ipês, cerejeiras e árvores frutíferas pensando nos animais e pássaros do pantanal.

Na década de 90, completa o parlamentar, já em sua propriedade,  Fazenda Conquista, juntamente com seu marido, Fausto Barbosa Sandoval, procuraram o Projeto Arara Azul para a feitura de diversos ninhos espalhados na fazenda, promovendo a conservação da arara azul em seu ambiente natural.

“E nos inúmeros ninhos da fazenda Conquista, não somente as araras azuis, mas as araras vermelhas, tucanos, corujas, gaviões, aracuãs, anhumas e muitos outros pássaros encontraram refúgio, segurança, alimento e carinho”, conclui.

Para o vereador trata-se de justa e merecida homenagem à memória de Ester Rezende Sandoval, que escolheu Aquidauana para viver com sua família, que segue trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento da cidade.

O projeto, encaminhado as Comissões Permanentes da Casa de Leis, está sob análise jurídica e constitucional antes de seguir ao plenário para votação.