Vereadores celebram Dia dos Povos Indígenas nas aldeias de Aquidauana

20/04/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 6981

Compartilhe:

A data dedicada aos povos indígenas, 19 de abril foi celebrada ontem nas aldeias da Nação Terena em Aquidauana com a presença de autoridades, lideranças políticas e comunitárias, entre elas o vereador presidente da Câmara Municipal de Aquidauana Wezer Lucarelli, vice-presidente Everton Romero, 1º secretário Sargento Cruz e o 2º secretário Clériton Alvarenga, além de Reinaldo Kastanha, Anderson Meireles, Humberto Torres, Tião Melo, Marquinhos Taxista e Chico Tavares.

Ao lado do prefeito Odilon Ribeiro e do deputado estadual Renato Câmara, os vereadores visitaram as aldeias, comemoraram conquistas e receberam pautas contendo reivindicações coletivas para viabilidade de novos investimentos em diversas áreas, incluindo agricultura Familiar, Saúde e Educação. “O Poder Legislativo de Aquidauana tem se posicionando como parceiro da comunidade indígena, priorizando o encaminhamento das pautas e agindo na defesa da coletividade”, disse o vereador Wezer Lucarelli. 

A agenda nas aldeias neste Dia do Índio teve como principal objetivo homenagear os povos indígenas cuja diversidade tem papel fundamental na formação cultural, histórica e étnica da população brasileira.  “Encontramos uma comunidade feliz, grata pelas conquistas e ansiosa por celebrar a data com apresentações culturais, almoço entre as famílias, jogos tradicionais indígenas e de futebol”, explicou o parlamentar.

O destaque para beleza cultural, artística e ambiental da aldeia Limão Verde que atrai inúmeros turistas e visitantes. Investimentos na produção, valorizando a agricultura familiar, na saúde e na educação contribuem com a melhoria da qualidade de vida desta comunidade trabalhadora que conta inúmeras histórias de luta e resistência. 
Na região do distrito de Taunay cujo acesso foi pavimentado com investimentos do Governo do Estado de MS e inaugurado recentemente, a comitiva formada por autoridades do Município visitaram as aldeias e celebraram a data com os indígenas da etnia terena. “A pavimentação era um sonho dos anciãos e das lideranças tribais que se tornou realidade graças ao trabalho em parceria do Executivo Municipal com o Executivo Estadual. Outros investimentos da prefeitura de Aquidauana atendem os interesses da coletividade que habita as aldeias de Taunay”, frisou o vereador Wezer Lucarelli. 

A celebração presencial no dia dos Povos Indígenas em Aquidauana só se tornou possível depois de 2 anos após o avanço da vacinação contra a Covid-19, a queda nos casos de contágio e de mortes pelo coronavirus.  

O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, também destacou sua alegria em participar dos momentos importantes da comunidade indígena.  "Celebramos esse dia junto com os vereadores, com as famílias indígenas que contribuem não só com a história da nossa cidade, mas ajudam a movimentar a economia, a agricultura familiar e a cultura de Aquidauana. Agradeço o carinho e a receptividade dos nossos irmãos indígenas”, disse o chefe do Executivo Municipal.

O presidente da Câmara de Aquidauana, vereador Wezer Lucarelli, reiterou ser essa data um momento importante para reflexão, comemoração e renovação de compromissos com a nação terena. Com este intuito a Câmara de Aquidauana se fez presente nas aldeias, levando a mensagem de que a missão do Legislativo é de trabalho e comprometimento com os povos indígenas.