A proposta de se analisar o retorno do Proerd ( Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi defendida pelo vereador Reinaldo Kastanha (União Brasil) junto ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), com cópia à secretária municipal de Educação, Wilsandra Aparecida de Lima Beda, e à secretária municipal de Assistência Social, Josiane Rodrigues Rosa, por meio de Indicação apresentada em plenário.
Conforme justificativa do parlamentar, a função do Proerd está direcionada à prevenção ao uso/abuso de drogas e a prática de violência dentro e fora do ambiente escolar.
Segundo esclarece o vereador, a presença de policiais militares nas escolas cria uma possibilidade de redução de eventuais delitos no estabelecimento escolar.
Para ele, trata-se de uma oportunidade aos profissionais da segurança de interagirem com membros das escolas, familiares de alunos, dentre outros.
A meta, acrescenta, consiste também conhecer a problemática da comunidade e buscar possíveis soluções, aproximando a Polícia Militar da família, da escola, do seio da comunidade.