Reinaldo Kastanha apresenta Moção de Congratulação à Sargentos da PMA

07/12/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 4519

Compartilhe:

Na Sessão legislativa realizada no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, na noite de terça-feira (06) o vereador Reinaldo Kastanha nos termos do dispositivo no inciso V, do § 1º, do art. 168, do Regimento Interno, seja encaminhada Moção de Congratulação aos policiais militares Robson Bueno de Castro e Nilson dos Santos.

Em sua justificativa, o vereador Reinaldo Kastanha narrou que no dia 29 de outubro deste ano, o Sargento PMA Nilson dos Santos e o Sargento PMA Bueno estavam na escala de serviço no 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental em Aquidauana, quando por volta das 17 horas, cinco crianças entraram na unidade militar aos gritos pedindo por socorro e dizendo que sua avó estaria passando mal.  “De pronto os policiais se deslocaram até a residência informada pelos solicitantes e foram recebidos pela filha da vítima, a Sr.ª Cátia, que assim como as crianças também estava muito desesperada ao ponto de não conseguir fazer o relato do que estava acontecendo”, explica o parlamentar.

 A informação era de que sua mãe estaria morrendo. Imediatamente os militares adentraram a residência e logo na varanda depararam com a idosa em estado evolutivo grave de convulsão, salivando muito e cianótica.

Ao perceberem a gravidade dos fatos os militares acionaram a equipe de resgate, em seguida iniciaram o procedimento de primeiros socorros com intenção de desobstruir as vias respiratórias. Entretanto, foi observado que a vítima ainda não retomava a respiração ou não conseguia respirar.

Diante da gravidade e eminente risco de vida o Sargento PMA Nilson manteve a vítima deitada de lado com a cabeça erguida por uma almofada, fazendo pressão no tórax e nas costas alternadamente enquanto o Sargento Bueno observava a desobstrução da boca visto que o maxilar estava enrijecido. “Foram várias as atitudes tomadas pelos policiais com o claro objetivo de salvar uma vida”.

O vereador Reinaldo Kastanha confirma na Moção de Congratulação   que a senhora Alzira conseguiu respirar e aos poucos foi recobrando a consciência. Com a chegada da equipe de socorro do Corpo de Bombeiros a vítima foi removida ao Pronto Socorro do Hospital Estácio Muniz.

Por reconhecer a atuação e bravura dos policiais e reconhecer o trabalho prestado pela Polícia Militar Ambiental é que o vereador Reinaldo Kastanha concedeu a Moção de Congratulação votada e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa.  Em seguida o documento foi entregue a um dos homenageados.