Meireles: inclusão de pacientes com Fibromialgia no grupo de vacinação  da Covid-19

13/04/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 6808

Compartilhe:

Estudos para inclusão de pacientes com Fibromialgia no grupo prioritário para vacinação da Covid 19  foram sugeridos pelo vereador Anderson Meireles (MDB) à secretária municipal  de Saúde, Cláudia Franco Fernandes Souza, por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, Aquidauana tem o registro e já oferece atendimento aos pacientes diagnosticados com a Fibromialgia. Trata-se, segundo ele,  de um grupo de pacientes que sofrem diariamente com os sintomas da doença.

“Importante ressaltar, conforme o Ministério da Saúde, que estados e municípios possuem autonomia para determinar quais grupos prioritários devem ser vacinados antes contra a covid-19”, lembra.

A SRB – Sociedade Brasileira de Reumatologia - recomenda a vacinação desse grupo e afirma que, mesmo vacinado, o paciente deverá manter as medidas de proteção, como o uso de máscaras faciais, o distanciamento social e a higienização das mãos, até que se possa avaliar a real proteção da conferida pela vacina e sua capacidade de conter a pandemia.

A SBR , acrescenta Meireles, recomenda ainda que todos os portadores de doenças reumáticas devem ser imunizados também contra a gripe e a doença pneumocócica, seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e Ministério da Saúde. Em caso de dúvida, o paciente deve conversar com o seu médico.

 

.