Vereadores celebram Dia dos Povos Originários em aldeias de Aquidauana

25/04/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 754

Compartilhe:

Na última sexta-feira, 19, foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas em todo o Brasil. Em Aquidauana, a data foi celebrada com muita festa destacando as tradições e alegria do povo terena em eventos que contaram com a presença do prefeito Odilon Ribeiro.

Pela manhã, o primeiro compromisso foi na aldeia Limão Verde, e o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Nilson Pontim (PSDB) que cumpria agenda médica em Campo Grande foi representado pelo vice-presidente Reinaldo Kastanha.  

Também prestigiaram os eventos nas aldeias, os vereadores Anderson Meireles, Cleriton Alvarenga Ferreira, Chico Tavares, Everton Romero, Humberto Torres, Sargento Cruz, Sebastiãozinho, Marquinhos Taxista, Tião Melo, Valter Neves e Wezer Lucarelli.

Tanto o prefeito quanto os parlamentares, secretários municipais e lideranças foram convidados pelos caciques, famílias e lideranças indígenas da nação terena e puderam prestigiar atividades culturais e artísticas nas aldeias Limão Verde, Imbirussu, Água Branca, Ipegue e Lagoinha e também no Distrito de Taunay.

Tudo muito alegre e colorido, com apresentação de danças, pinturas e comidas típicas da cultura indígena terena.

Aquidauana é considerada o lar dos Terenas, que se dividem em comunidades aldeadas na região do distrito de Taunay em Aquidauana, sendo elas Colônia Nova, Água Branca, Ipegue, Bananal, Lagoinha, Morrinho, Imbirussú e na região do Limão Verde com mais duas aldeias Córrego Seco e Buritizinho.

Veja fotos: Click Aqui