Vereadores homenageiam alunos e professoras da Escola Erso Gomes

10/11/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 3487

Compartilhe:

Na Sessão Legislativa da última terça-feira (08) os vereadores Sargento Cruz e Chico Tavares requereram a Mesa Diretora tendo como base o Regimento Interno do Poder Legislativo a apresentação de uma Moção de Aplausos para os alunos Diogo Gill Cardoso e Gabriel Souza Dantas, do 9º ano da Escola Municipal Erso Gomes e as professoras Michele Gavino Dantas Coutinho e Márcia Ferreira Cristaldo, pelo projeto “a Cadeira de Rodas Automatizada”.

De acordo com a justificativa apresentada pelos parlamentares a cadeira de rodas é um dos instrumentos que representa um equipamento indispensável para os portadores de necessidades especiais, ao passo que a mesma configura a possibilidade de sair da internação hospitalar, ganho de autonomia, provocando assim mudanças nas condições de restrição que a pessoa se encontra, em decorrência da incapacidade de locomoção. 

Para uma análise mais específica, é interessante notar que os portadores de necessidades especiais com limitação à locomoção, se encontram em um processo excludente, uma vez que os meios de transporte e instalações em geral não oferecem infraestrutura para tais pessoas.

O objetivo do projeto, segundo o vereador Sargento Cruz é o de ajudar pessoas na sociedade que tenham alguma dificuldade na sua locomoção ou movimento dos seus membros inferiores. “A cadeira funciona com o microcontrolador Arduino e seus componentes ajudam fazer o movimento e a segurança da cadeira de rodas”, frisou.
No entanto as cadeiras motorizadas ou autorizadas no mercado são pouco acessíveis para quem delas precisam, com valores variando entre 9 mil e 30 mil reais, e esse projeto ajudaria mais pessoas, pelo fato do seu custo ser menor, e ainda garantiria a segurança e conforto a seus usuários.

Já o vereador Chico Tavares ressaltou que a Escola Municipal Erso Gomes desempenha um papel importante no cenário educacional do município e faz parte da história de muitos estudantes aquidauanenses. “Com esse trabalho desenvolvido por esses alunos e professores, onde participaram da Feciaq (Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana) 2022, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana, e conquistaram o 1° lugar na categoria Nível Fundamental com o Projeto Cadeira de Rodas Automatizada, e ainda como o melhor Projeto na categoria Nível Fundamental. Além disso, foram credenciados para a participação na FETEC 2023”.

Na FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que ocorreu do dia 26 a 29 de outubro, em Campo Grande, os alunos conquistaram o 3° lugar na categoria de Engenharia e foram credenciados para participarem da Feira Cientifica em Brasília em 2023. “Que essas conquistas abram novos caminhos e sirvam como incentivo e inspiração para novas descobertas e criações em prol da Ciência”.

Aos alunos Diogo e Gabriel e as professoras Michele e Márcia, desejamos que continuem empenhados em novas descobertas e que a ciência possa propiciar benefícios em favor da humanidade, uma vez que, através do poder transformador da educação possamos atingir nossos maiores sonhos. “Que seus feitos sirvam de exemplos para toda comunidade escolar do nosso município e neste momento cumprimentamos a família escolar “Erso Gomes” desde a Direção ao funcionário mais novo dessa Instituição que busca incessantemente a excelência através do aprendizado”.

O Poder Legislativo de Aquidauana reconhece e parabeniza os alunos Diogo Gill Cardoso e Gabriel Souza Dantas, do 9º ano da Escola Municipal Erso Gomes e as professoras Michele Gavino Dantas Coutinho e Márcia Ferreira Cristaldo pelo empenho e engajamento nesse projeto em busca de proporcionar uma vida mais digna para as pessoas com dificuldades de locomoção, e com muito orgulho representar o município de Aquidauana, trabalhando sempre com competência, dedicação, dignidade e força de vontade. “Nesse sentido, se torna justa homenagem da Câmara Municipal, externando sentimentos de gratidão por representarem tão bem Aquidauana no cenário Estadual”.

A Moção de Aplausos foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa. Logo em seguida o documento foi entregue aos homenageados. “Aos queridos alunos e professores hora homenageados e suas digníssimas famílias, desejamos saúde e vida longa, bem como sucesso em todos seus afazeres, que seus projetos científicos possam prosperar e que possamos colher bons frutos e que Deus na sua infinita bondade continue abençoando e guiando vossos passos”, foram palavras proferidas pelos autores da homenagem, vereadores Sargento Cruz e Chico Tavares.