A viabilidade de implantação de polo educacional em nível superior destinado ao atendimento às comunidades indígenas da região de Taunay, município de Aquidauana, foi solicitada pelo vereador sargento Cruz (MDB) ao deputado estadual Renato Câmara (MDB), por meio do Ofício nº 024/2021, oriundo do seu Gabinete, apresentado em Sessão Legislativa
O vereador quer que o deputado faça gestões políticas junto às reitorias da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) a fim de que essa proposta seja estudada pelas instituições de ensino.
“As comunidades indígenas dessa região são constituídas de sete importantes aldeias que hoje somam aproximadamente sete mil índios”, informa.
Segundo revela, os indígenas são transportados até a sede do município em veículos com péssimas condições de segurança, muita das vezes sofrem problemas de ordem mecânica, ou seja, quebra e fica na estrada, o que ocasiona prejuízo aos estudantes com perda de aulas e também a ponto de comprometer a qualidade de ensino.
“A extensão (desse polo) solucionaria sobremaneira a situação caótica e de sofrimento, que vivem os acadêmicos”, avalia.
Por isso, ele quer que essas instituições adotem estudos e levantamentos, tanto em relação às condições dos alunos, como referente à implantação desse núcleo pleiteado.