Administradores são homenageados em evento no Legislativo de Aquidauana

22/09/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1744

Compartilhe:

Na noite de ontem, quinta-feira (22) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana ocorreu uma solenidade em celebração ao Dia do Administrador, instituído através de Lei de iniciativa do vereador Humberto Torres e aprovada por unanimidade pelos vereadores de Aquidauana.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), o Administrador Marcelo Gomes Soares, Márcio Laabs diretor de Desenvolvimento Institucional do CRA-MS, Professora Dra. Ana Graziele Lourenço Toledo diretora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-Aquidauana), vereadores Humberto Torres, Chico Tavares, Sargento Cruz e Marquinhos Taxista. 

O mês da Administração é uma realização do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS) em parceria com o SICREDI-MS, da OCB/MS e do SEBRAE-MS com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmara Municipal de Aquidauana e Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana (ACEA).

No plenário, além de convidados e profissionais da área, a presença de acadêmicos do Curso de Administração da UFMS – Aquidauana. O vereador Chico Tavares, 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal se manifestou na tribuna representando o presidente da Câmara, vereador Nilson Pontim e os demais vereadores, enquanto que o vereador Humberto Torres, autor da Lei do Dia do Administrador, saudou os homenageados.

Após enfatizar a importância do evento, o presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), o administrador Marcelo Gomes Soares e Márcio Laabs diretor de Desenvolvimento Institucional do CRA-MS, ao lado dos conselheiros Elaine Padilha Barreto Alves, Solaine Garcez Trindade e Leandro Salazar de Pádua iniciaram a entrega das homenagens.

Homenagem é uma palavra que define retribuição de honra, agradecimento, tornar público com um ato a gratidão, o respeito e a admiração por alguém.  O ato de homenagear é antigo e desde os primórdios, as civilizações pré-históricas homenageavam seus guerreiros. “Hoje o CRA-MS homenageia as lideranças da profissão de agora e do futuro”.

A primeira homenageada com a Comenda de Acadêmico Emérito de 2023 foi Jackelyne Pinheiro de Souza, pelo excelente desempenho que vem demonstrando no Curso de Administração da UFMS – Aquidauana.

Em seguida o CRA-MS outorgou o título de Administrador Destaque 2023 à Administradora Sonia Oshiro, graduada em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Sonia Oshiro atuou como professora da UCDB em Administração, Ciência contábeis e Economia, Secretária Municipal de Educação de Aquidauana e fundadora da Escola Especializada Mundo Feliz.

Em seguida o vereador de Aquidauana Everton Romero homenageou o Administrador Leonis Souza Vieira que atua no comercio de Aquidauana no ramo de instalação elétrica, informática e consultoria em gestão pública. A Moção de Aplauso foi entregue pela senhora Marcela Redondo representando o parlamentar. 

O vereador Marquinhos Taxista homenageou com Moção de Aplauso o Administrador Leonardo Demétrio de Freitas Felício, detentor de um impecável currículo. Ele é graduado em Física e Literatura, pós-graduação em Finanças e Estatística. Atualmente trabalha no setor administrativo da Câmara Municipal de Aquidauana.

O vereador Chico Tavares homenageou a Administradora Aline Alegre da Silva Ávalos formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Atualmente ela administra seu próprio empreendimento, o Empório do Bem Estar Produtos Naturais, localizado na área central de Aquidauana há 7 anos.

O vereador Sargento Cruz homenageou com Moção de Aplauso o Administrador Paulo Roberto Britto formado pela Universidade Anhanguera – Uniderp.  Depois de anos de intenso trabalho de pesquisa de mercado, previsão de custo, definição de metas, atividades do negócio, estudo de viabilidade e com pessoal qualificado, ele inaugurou seu primeiro empreendimento a ‘Drogaria Mais Vida’ na vila Santa Terezinha com filial no bairro Guanandy em Aquidauana.

O vereador Reinaldo Kastanha homenageou a Administradora Simone Araújo Santos formada pela Universidade Anhanguera. Mulher empreendedora a frente das empresas Restaurante e Doceria Mineira, Panificadora Pantanal e Ótica e Mercadão dos Óculos situada em Corumbá. Casada com o atual Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Aquidauana Wanderlei dos Santos Mariano. A Moção de Aplauso foi entregue pelo vereador Chico Tavares, representando Reinaldo Kastanha.

O vereador Humberto Torres homenageou com Moção de Aplauso o Administrador Carlos Augusto Nepomuceno (Carlinhos) formado em Administração pela UFMS-Aquidauana. Carlinhos está aposentado desde 2013 do setor bancário e administra sua empresa, a Lubra Materiais Esportivo que vai completar 20 anos no mês de novembro.

O evento foi encerrado com uma palestra proferida por Ademar Carvalho com o tema “Gestão financeira para as Micros e Pequenas Empresas - Reorganizando suas finanças para os novos tempos”. 

O palestrante é economista, pós-graduado em Dinâmica dos Grupos com especialização em Administração Financeira pela USP. Consultor Empresarial na área de finanças. Empresário. Credenciado pelo Sebrae-MS. 

Após a palestra os acadêmicos de Administração da UFMS – Aquidauana assinaram a lista de presença, o palestrante recebeu um certificado do CRA-MS pela palestra e em seguida foi oferecido a todos os participantes um coquetel, ação que encerrou evento.