Limpeza  de açudes em assentamento rural  para irrigação de agricultura local

14/12/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 800

Compartilhe:

A limpeza de dois açudes no Assentamento Rural Indaiá IV, lote 28, pertencente ao senhor José Luiz da Costa e a senhora Joanice da Silva Armada, foi solicitada pelo vereador Humberto Torres (PSDB) ao secretário municipal de Produção, Cipriano Mendes Costa, com cópia ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme revela o parlamentar, devido à falta de água, uma das formas de irrigação da agricultura local é por meio desses “reservatórios” para a captação da água da chuva.

“Todo açude necessita de manutenção, pois com o tempo de utilização ele vai ficando raso, sendo impossível a captação da água”, explica.

Outra solicitação do vereador ao Executivo Municipal se refere ao serviço de roçada  e poda de árvores na área da Escola Estadual Professor Antônio Salústio Areias, assim como, a manutenção dos canteiros da horta escolar no local.  

Para ele, a altura das árvores e os vários galhos secos  se tornam perigosos com os ventos predominantes  nessa época do ano.

O programa denominado “Horta Escolar” foi criado por meio do Projeto de Lei 030/2022 de autoria do parlamentar. Trata-se, segundo ele, da primeira escola a implantar uma horta, que enriqueceu com verduras e legumes, a merenda escolar.

“Sabemos que uma horta não tira férias, então com a chegada das férias é preciso manter o canteiro da horta bem cuidado, para que seja realizado novos plantios para o ano seguinte”, conclui.