Lei de autoria do vereador Wezer Lucarelli é debatida em Aquidauana

16/05/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7042

Compartilhe:

Nessa manhã de segunda-feira (16) o vereador Wezer Lucarelli, presidente Poder Legislativo de Aquidauana participou no Gabinete do Prefeito no Paço Municipal de uma discussão ampla da Lei 2700/2021 de sua autoria que institui no município de Aquidauana as diretrizes e fundamentos para o programa de enfrentamento ao Feminicídio.

Além da presença do prefeito Odilon Ribeiro, autoridades da área de segurança publica participaram da reunião, entre elas, o Coronel Daniel Elias dos Santos, Comandante do 7° Batalhão de Policia Militar sediado em Aquidauana, Dra. Silvia Girardi, Delegada Regional de Policia Civil e a Dra. Larissa Serpa, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Aquidauana.

Na reunião, o principal assunto diz respeito aos detalhes para implantação e lançamento do aplicativo "Salve Maria Aquidauana", que será uma ferramenta para as mulheres vítimas de violência doméstica pedirem socorro. 

O vereador Wezer Lucarelli explicou que se trata de um aplicativo inédito em Mato Grosso do Sul, para auxiliar os policiais militares e civis no atendimento às mulheres, que pedirem ajuda através do botão de pânico do aplicativo. “A Lei 2700/2021 aprovada pelo Poder legislativo e sancionada pelo prefeito Odilon Ribeiro representa um marco na prevenção e combate ao feminicídio em Aquidauana”, frisou o parlamentar.

A implantação do aplicativo ocorre em parceria com a com a Prefeitura de Uberlândia (MG), que já utiliza essa ferramenta. “Obtivemos o código fonte e o nosso técnico Reginaldo Souza está desenvolvendo o aplicativo dentro das necessidades e adequando a realidade local”, informou o prefeito Odilon Ribeiro. 

A mulher ao acionar o alerta de pedido de socorro pelo aplicativo, automaticamente os policiais receberão o chamado e a localização em tempo real de onde a vítima está, para que as viaturas possam se dirigir imediatamente visando atender a ocorrência. 

O aplicativo de uso gratuito para a comunidade de Aquidauana e de Anastácio será lançado numa força-tarefa da Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar de Aquidauana.

Em seu perfil na rede social, o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Wezer Lucarelli autor da lei ressaltou ser essa data um momento de muita alegria em sua vida pública, pois através dela foi criado o aplicativo do Pânico para auxiliar mulheres em situação de perigo. “Com apoio do prefeito Odilon Ribeiro e sua equipe, o aplicativo foi apresentado hoje aos representantes das forças de segurança, graças ao empenho dos Secretários Ronaldo Ângelo (Planejamento), Heber Seba (Juridico), Ernandes Peixoto (Finanças) e Marluce Luglio (Administração) e os técnicos Reginaldo e Janaina”, esclareceu o vereador Wezer Lucarelli.

O aplicativo estará disponível em breve na plataforma Playstore, inicialmente para o sistema Android. “Com isso cumpro meu compromisso de homem público trazendo ações efetivas que impactam positivamente a vida de nossas mulheres”, escreveu Wezer Lucarelli reiterando agradecimentos ao apoio do prefeito Odilon Ribeiro, sem o qual não seria possível tornar realidade tal projeto. Com informações.