Capacitar profissionais da Educação para atendimento a alunos com TDAH

25/02/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 7785

Compartilhe:

O vereador Anderson Meireles (MDB) usou da tribuna na última terça-feira (23) para com base no Regimento Interno do Poder legislativo apresentar indicação encaminhada a Secretária Municipal de Educação, professora Wilsandra Béda, com objetivo de promover capacitação aos professores, direção e coordenação da Rede Municipal de Ensino, abordando o seguinte tema:  Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH.

Meireles explica que segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é mais comum em crianças e adolescentes, com incidência de 3 a 5% nas crianças. 

Em mais da metade dos casos, o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção e hiperatividade-impulsividade. O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas e caracteriza por sintomas como a desatenção, inquietude e impulsividade.

A capacitação dos trabalhadores em Educação de Aquidauana, tem ainda como finalidade, aprofundar conceitos, concepções e processos sobre práticas pedagógicas de intervenção pós-diagnóstico para TDAH no contexto escolar, bem como trabalhar diferentes possibilidades e interesses dos profissionais da educação na introdução de uma melhor maneira de atender, compreender e produzir práticas pedagógicas inclusivas aos alunos.

Ressalta-se ainda, que a Lei federal nº 14.254 – preconiza o acompanhamento e identificação precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), como forma de melhorar a qualidade do ensino. “De acordo com matéria publicada na página da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, os médicos relatam que após iniciar o tratamento, maioria das crianças apresenta melhora significativa no comportamento na capacidade de aprendizado”, frisou o vereador Anderson Meireles.

Diante dessa situação, o vereador Anderson Meireles entende ser de fundamental importância, que esse assunto faça parte da agenda da Secretaria de Educação, oportunizando formação e capacitação aos profissionais da Rede Municipal de Ensino.