Projeto institui a Campanha de Combate ao Suicídio denominada –“Ponte de Vida”

11/05/2022 - Por: ASCOM - Visitas: 2978

Compartilhe:

Projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB), institui Campanha de Prevenção e Combate ao Suicídio – “Ponte de Vida”, no âmbito do município.

Conforme justificativa do parlamentar, o objetivo geral dessa campanha é conscientizar a população aquidauanense sobre a prevenção e combate ao suicídio, sobretudo em viadutos e pontes, locais em que a incidência da tentativa e prática do ato infelizmente são mais frequentes.

Segundo ele, a campanha visa ainda a realização de ações sociais nos locais de maior incidência de tentativa e prática do suicídio na cidade, anualmente, durante o mês de setembro.

A proposta, acrescenta, tem por objetivo também promover  a afixação de placas, cartazes com mensagens de motivação e acolhimento ao longo das pontes.

 O intuito, comenta,  é levar a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e informar sobre os serviços de apoio emocional à pessoa em crise que estão disponíveis para os munícipes.

“Com essa iniciativa, acreditamos ser uma oportunidade de salvar o indivíduo do destino fatal, com uma palavra calorosa de afeto, esperança, de incentivo à vida e de conforto, que no instante crucial poderá reverter a decisão tomada”, entende.

Para ele,  esta palavra não necessariamente exige a presença de outra pessoa, pois, em geral, não se consegue prever o momento exato da prática do ato.

 “Posto isso é que se serve a campanha de prevenção ao suicídio em pontos estratégicos da cidade”, completa.

O projeto segue para as Comissões Permanentes da Câmara Municipal a fim de receber parecer jurídico favorável ou não antes de ir à plenário para discussão e votação.