Legislativo é parceiro na luta pelo curso de Direito em Aquidauana

12/11/2021 - Por: ASCOM - Visitas: 9473

Compartilhe:

Há uma mobilização por parte das autoridades municipais no sentido de lutar pelo que pode se constituir em uma grande conquista para o município de Aquidauana, o curso de Direito na unidade da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desde o inicio do ano os vereadores estabeleceram parcerias com o Poder Executivo no encaminhamento desta reivindicação.

Ontem, quinta-feira (11) se deu um passo importante com a realização de uma reunião ampliada no Paço Municipal, oportunidade em que o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro e vereadores receberam o Prof. Dr. Laércio Carvalho (reitor da UEMS), Prof. Dr. Wander Matos Aguiar (assessor jurídico da UEMS) e o Prof. Dr. Elói Panachuki (diretor local da UEMS). Eles vieram fazer uma visita de análise e estudo de viabilidade para a implantação do curso de Direito da UEMS em Aquidauana. 

Segundo informou o presidente da Câmara, vereador Wezer Lucarelli, consolidar Aquidauana como pólo educacional é uma prioridade que coloca lado a lado o Poder Executivo e Poder Legislativo com apoio de outras entidades, a exemplo da OAB – Subseção de Aquidauana. “Por atuar na área do direito reconheço a importância em oferecer o curso à população de Aquidauana e dos municípios da nossa região”, frisou.

Durante a reunião, além de secretários e assessores da gestão publica municipal, esteve presente o Juiz de Direito da Comarca de Aquidauana Dr. Ronaldo Onofre e o presidente da OAB, Dr. Vinícius Britto. O Poder Legislativo foi representado pelos vereadores Sargento Cruz (MDB), Nilson Pontim (MDB), Humberto Torres (PSDB), Anderson Meireles (MDB), Reinaldo Kastanha (DEM) e Cleriton Alvarenga (DEM).

Após a reunião, vários locais da cidade foram vistoriados, entre eles sedes de escolas e a sede da OAB, para que a comissão da UEMS pudesse visualizar as possibilidades estruturais que possam servir de opção para a implantação do curso de Direito através de uma universidade pública na cidade Portal do Pantanal, tornando realidade um sonho de todos.

A UEMS tem uma excelente política pedagógica e tem sido muito bem gerida, com cursos e professores de excelência e que formam profissionais que se destacam no mercado de trabalho.  

Segundo o prefeito Odilon Ribeiro, Aquidauana tem potencial, está em pleno desenvolvimento, é uma cidade hospitaleira e tem um povo acolhedor. “Estamos investindo no município em todos os setores pra justamente atrair novas oportunidades, e com certeza, abrigar esse curso em nossa cidade, é uma oportunidade que não podemos perder”.

O recado do Poder Legislativo é claro, a reivindicação de implantação do curso de Direito em Aquidauana “é luta de todos, pelo que representa mais um curso superior para o Município”.  “Vamos trabalhar juntos com apoio da mesa diretora, presidida pelo vereador Wezer Lucarelli contribuindo com o que for necessário para que esta conquista seja transformada em realidade na UEMS de Aquidauana”.