Professora da UFMS de Aquidauana recebe Moção de Congratulação do Legislativo

09/05/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 2223

Compartilhe:

Em 13 anos de atividades o projeto já contou com a participação de 400 acadêmicos

Na Sessão Legislativa de terça-feira (02) o vereador Anderson Meireles apresentou Moção de Congratulação em homenagem a professora, Dra. Franchys Marizethe Nascimento Santana, coordenadora do Projeto de Extensão “Ludicidade: Uma ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de acolhimento”.

Em sua justificativa, Anderson Meireles, explica que o projeto de extensão, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Aquidauana intitulado “Ludicidade: uma ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de acolhimento” tem como coordenadora a professora, Dra. Franchys Marizethe Nascimento Santana desde o ano de 2009, quando ela recebeu o convite Juiz Titular da Comarca de Aquidauana, Giuliano Máximo Martins para desenvolver atividades diferenciadas na “Casa de Abrigo”, instituição que abriga crianças e adolescentes em situação de risco. “O objetivo era que houvesse uma contribuição efetiva para otimizar o tempo ocioso das crianças e adolescentes”, enfatizou Anderson Meireles.

Segundo o parlamentar, a violência doméstica é consequência de inúmeros fatores, dentre eles a falta de estrutura familiar. A “desestruturação” muitas vezes é fruto dos problemas sociais e sabe-se que as principais vítimas são crianças e adolescentes, e que isto deixou de ser um problema só familiar, passando a ser de responsabilidade pública.

Atualmente a instituição é nomeada como “Unidade de Acolhimento”, tendo como coordenadora a senhora Rita Otília Rea que juntamente com sua equipe zela pela integridade física e emocional de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos desatendidos ou violados, seja por uma situação de abandono social, seja pelo risco pessoal a que foram expostos por negligência.

Neste local, destaca o vereador Anderson Meireles, elas moram provisoriamente, e são cuidadas por funcionários que exercem a função de monitores ou educadores, sendo responsáveis por suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, saúde, educação, afeto e organização de sua rotina diária. “Quem mantém a referida instituição é a Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio da Secretaria de Assistência Social”.

A coordenadora do projeto tendo consciência da responsabilidade social acredita que as atividades lúdicas planejadas e desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, podem contribuir para melhorar a autoestima das crianças e adolescentes que se encontram nesta situação de risco além de colaborar para um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, sendo essas imensuráveis, na medida em que contribuem para o seu desenvolvimento integral.

As atividades planejadas e desenvolvidas consistem em músicas, teatros, brincadeiras, dança, pintura, jogos, rodas de conversas, palestras, comemoração de datas festivas e ao final é servido um delicioso lanche preparado carinhosamente por toda equipe. “Nestes 13 anos em que o projeto é desenvolvido, cerca de 400 acadêmicos já fizeram parte das equipes participantes, pois se acredita que a experiência de futuros professores em ambientes diversificados, além de contribuir eficazmente em sua formação, demostra que sua atuação vai além dos muros das instituições de ensino, pois as crianças e adolescentes acolhidos que estudam, nas instituições de ensino, convivem diariamente em um ambiente diferenciado”, explica o vereador Meireles, fato que justifica a homenagem em virtude das ações desenvolvidas pela professora, dra. Franchys Marizethe Nascimento Santana, frente a coordenação do projeto de extensão da UFGMS – “Ludicidade - Uma ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de acolhimento”.

A Moção de Congratulação foi submetida a discussão e votação, sendo aprovada por unanimidade e em seguida entregue a homenageada Franchys Marizethe Nascimento Santana em momento que contou com a participação do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro.

Publicado em 05/05/2023 e republicado em 09/05/2023