Meireles propõe a construção da sede comunitária dos baianos

25/05/2013 - Por: ASCOM - Visitas: 5937

Compartilhe:

O vereador Anderson  Meireles (PT do B) propôs ao deputado estadual  Osvane Ramos (PT do B) e ao secretário de Estado de obras Públicas e Transportes, Édson Giroto, empenho a fim de viabilizar emenda parlamentar destinada à construção da sede da Associação de Moradores das Furnas dos Baianos, localizada no distrito de Piraputanga.

Conforme justifica o parlamentar, a comunidade quilombola, composta por aproximadamente 28 famílias,  sobrevive basicamente da agricultura familiar por meio do cultivo do milho, feijão e mandioca.

Segundo  ele, a comunidade quilombola foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, em 2004. Além disso, esclarece, o núcleo agrega valores históricos ao produto principal, haja vista a forte ligação cultural dos moradores da localidade com a ocupação daquela área.

“As primeiras 11 famílias de migrantes baianos chegaram ao local nos anos 50, do século passado, de lá para cá formaram um dos principais pólos produtores de alimentos – com foco na marinha de mandioca”, afirma.

“Doces, rapadura, queijo e derivados são outros produtos produzidos pela comunidade, que ainda mantêm viva as manifestações culturais nordestinas”, acrescenta.

Contudo, explica o vereador, a comunidade não tem uma sede própria  para reunir a comunidade e discutir  problemas, projetos, bem como  outros assuntos de interesse dos moradores.

“Solicito, portanto, o apoio de Vossas Excelências para a execução dessa obra, tão importante para aquela comunidade”, finaliza.