Lideranças pede apoio de Meireles para construir a Casa do Artesão indígena

07/05/2013 - Por: ASCOM - Visitas: 5433

Compartilhe:

O vereador Anderson Meireles, foi convidado pelas lideranças da Aldeia Limão Verde, para participar de uma reunião na manhã do último sábado, 04, onde foi solicitado apoio do vereador para a construção da Casa do Artesão Indígena na referida aldeia em Aquidauana. Na ocasião, foi entregue ao parlamentar, uma cópia do projeto.

Participaram da reunião o cacique Odir Cardoso Dias, a Assistente Social Fátima Ismael Lipú; professora Arlene de Oliveira, Pr. Flávio de Souza, Pr. Ciranio Sebastião, artesã Lucélia Barros, Pr. André Luiz Antônio – vice-presidente do Conselho Tribal, Ozéias Sebastião membro do Conselho Tribal; professor e escritor Arcenio Dias, Artesãs Alexandra Dias, Arriete Dias, Vanilda Santos Mendes e Israel Peixoto que também trabalha com artesanato indígena.

O sonho de ver construído a CAI - Casa do Artesão Indígena, é sentimento comum da comunidade local, que explicou ao vereador os benefícios dessa obra. Citaram que além de fortalecer a cultura, oportunizando que as futuras gerações também se empenhem em manter as tradições do povo terena, essa benfeitoria também vai gerar renda para as famílias beneficiadas.

A Assistente Social Fátima Lipu, disse que com a construção da CAI, as crianças, adolescentes e jovens, poderão participar de oficinas e treinamentos específicos do artesanato terena. Outra boa expectativa, será a exposição do material, atraindo turistas, uma vez que a diversidade do artesanato terena tem grande procura.

Já o cacique Odir Cardoso, agradeceu o interesse do parlamentar, e disse ser essa uma luta que deve ter o engajamento de toda comunidade. “Sabemos das dificuldades, mas quando nos juntamos somos fortes, e com o apoio do vereador e de demais parceiros que virão, acredito que vamos ver esse projeto viabilizado”, explicou o cacique.

O vereador Anderson Meireles, agradeceu a confiança da comunidade, em convocá-lo para ajudar nessa nobre missão. Disse ser um admirador da história de luta, persistência e bravura do povo terena, e que a CAI além de promover a cultura, irá preservar ainda mais viva suas tradições.

“Vamos buscar apoio sim, da iniciativa privada, dos nossos parceiros políticos, enfim, de todos que possam ajudar de forma positiva para essa construção, pois, acredito que esse projeto servirá de exemplo para outras aldeias. Podem contar com o nosso apoio e empenho”, garantiu o vereador.

Todos que participaram da reunião, se manifestaram e falaram da importância da Casa do Artesão para a comunidade local. Algumas sugestões foram lançadas e que já serão colocadas em prática, até para envolver a comunidade. Ficou definido que toda primeira sexta-feira de cada mês, começando já no mês de junho, dia 07, será realizada a Feira Indígena na sede da Associação de Moradores da Aldeia, com a exposição do artesanato indígena, comercialização da produção local, apresentações culturais, participação dos conjuntos de louvores das igrejas, praça de alimentação, entre outras atividades. Toda comunidade aquidauanense já está convidada para participar.