Com apoio do Legislativo, Asilo São Francisco é reestruturado

07/06/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 387

Compartilhe:

Na manhã de ontem, quinta-feira (06) o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB) acompanhado por autoridades, lideranças políticas e comunitárias, além dos vereadores promoveu o ato de reinauguração do Asilo São Francisco cujo prédio foi reformado, revitalizado e reestruturado.

Ao todo, na reforma do Asilo foram investidos pouco mais de R$ 3 milhões de reais, para garantir a reestruturação completa do local, inclusive, com aquisição de aparelhos de ar condicionado e outros.

Desse recurso, R$ 292.000,00 (Duzentos e noventa e dois mil) foram destinados pela Câmara de Vereadores de Aquidauana através da devolução de Duodécimo para ajudar na construção e na compra de equipamentos.

A execução da reforma transformou o local, que a partir de agora está mais confortável, aconchegante, garantindo segurança e qualidade de vida para os idosos e também melhores condições de trabalho para a equipe de colaboradores da instituição.

Houve no local o descerramento da fita liberando o acesso ao imóvel totalmente reestruturado, descerramento da placa que insere na história essa ação do Poder Executivo Municipal que contou com a parceria da Câmara de Vereadores e do MPE – Ministério Público Estadual, Missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Francisco Cáceres (Paróquia Imaculada Conceição) e cerimônia de inauguração.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Aquidauana, vereador Nilson Pontim e dos demais vereadores, sendo eles:  Reinaldo Kastanha (Vice-presidente), Humberto Torres (1º Secretário), Chico Tavares (2º Secretário), Anderson Meireles, Everton Romero, Prof. Clériton, Sargento Cruz, Marquinhos Taxista, Tião Melo, Valter Neves e Wezer Lucarelli.

Ao fazer uso da palavra, o promotor Dr. José Mauricio, bastante emocionado, ressaltou que veio acompanhando de perto a obra, viu o quanto precisava ser feito de investimento para deixar o asilo em condições seguras para voltar a receber os idosos. “A nossa obrigação é proporcionar o mínimo de dignidade para que eles possam usufruir de um lugar seguro para o merecido descanso. Estou para completar 25 anos de trabalho na Comarca de Aquidauana e acompanho de perto o trabalho do asilo”, ressaltou o promotor.

Maristela Prado, diretora do Asilo São Francisco disse com o coração transbordando de alegria que o choro naquele momento era de alegria e gratidão.  “O gesto solidário de destinar recursos e fazer a obra acontecer por completo, com cada detalhe, é uma atitude que a gente não tem palavras pra agradecer. Muito obrigada pela parceria da Prefeitura, do prefeito Odilon e sua equipe, do Dr. José Mauricio e todos do MP, dos vereadores, dos nossos funcionários do asilo e de todo os colaboradores e voluntários”.

O vereador Wezer Lucarelli, líder do prefeito na Câmara de Aquidauana destacou que sua geração de homem público está vivendo um momento único na história de Aquidauana.

Todos serão lembrados por tantas obras e ações que beneficiam a população, citando inclusive Piraputanga e Taunay no asfalto, a Ponte Velha sem nenhuma tábua, postos de saúde novos, entre outros. “Deus escreveu uma nova história para esse lugar de acolhimento. Estou muito grato por viver esse novo momento ao lado de vocês. Agradeço a Maristela e sua família, ao Lions, ao MP, a Maçonaria, Igrejas, Centro Espírita e demais instituições por tanto amor dedicado aos nossos velhinhos ao longo dos anos”, finalizou o parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Nilson Pontim fez um agradecimento de coração e pediu a Deus forças e bençãos na vida de cada um que se envolve em gestos de solidariedade e amor ao próximo. “O momento é de gratidão”, frisou.

Pontim explicou que quando começou a reforma, entendeu a necessidade de ajudar porque é responsabilidade de todos os agentes públicos economizar para que em momentos como esse seja possível estabelecer parcerias. “Odilon não nos pediu, mas todos os vereadores tinham como prioridade a participação com aporte de recursos para ajudar essas pessoas que hoje estão acolhidas aqui e que já fizeram muito na vida, por isso merecem nosso melhor”, concluiu o parlamentar Nilson Pontim.

O prefeito Odilon Ribeiro finalizou com uma fala repleta de emoção e gratidão. Agradeceu a contribuição de todos, em especial da diretora Maristela e sua família pela dedicação ao asilo.  

Destacou a participação da Câmara Municipal que muito auxilia com devolução de duodécimo que viabiliza obras e serviços por bairros e vilas de Aquidauana.  “Muito obrigado, presidente Nilson Pontim, em seu nome, agradeço a todos os vereadores pelo apoio e colaboração”.

Segundo o prefeito Odilon ribeiro, esse ato de reforma e revitalização do Asilo São Francisco está carregado de muito significado, de carinho e de muito respeito. Não se compara a nenhuma outra obra já entregue no mandato. “Essa é para cuidar de gente, é para acolher, é para cuidar de quem precisa e já fez tanto nessa vida, é para mim a mais importante”, finalizou o chefe do Poder Executivo de Aquidauana Odilon Ribeiro.