Moção de Aplauso enaltece 30 anos do Curso de Zootecnia em MS

29/05/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 389

Compartilhe:

Além de dirigentes e professores, também compareceram a sede do Poder Legislativo diversos acadêmicos da UEMS – Aquidauana.

Na noite de ontem, terça-feira, 28, o Plenário Estevão Alves Corrêa recebeu durante Sessão Legislativa dezenas de zootecnistas para celebrar os 30 anos de implantação do 1º Curso de Zootecnia no Estado de Mato Grosso do Sul.  

Para enaltecer a data o vereador Humberto Torres, 1º Secretário da Mesa Diretora apresentou nos expressos termos do Art. 168, §1º, inciso VI do Regimento Interno, Moção de Aplauso reconhecendo a importância do Polo no Município e de 30 zootecnistas pelos relevantes serviços prestados em Aquidauana.

Em sua justificativa o vereador Humberto Torres destaca que a UEMS – Universidade Estadual de MS implantou o 1º Curso de Zootecnia que em 2024 comemora 30 anos.  

A criação da Faculdade de Zootecnia, nas dependências da antiga Escola Agrícola do município de Aquidauana, foi prevista no artigo nº 46 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul (05/10/1989), mas só foi efetivada em maio de 1993, por ocasião da criação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sendo o primeiro vestibular realizado em julho de 1994 e as primeiras aulas ministradas em 08 de agosto do mesmo ano.

De acordo com o parlamentar Humberto Torres o curso de Zootecnia da UEMS tem como objetivo geral formar profissionais com amplo conhecimento teórico e prático em nutrição, alimentação, reprodução, melhoramento genético, produção e manejo de animais e plantas forrageiras de interesse zootécnico.

Como objetivo específico, o curso visa formar zootecnistas com conhecimento das práticas zootécnicas sustentáveis, em especial na criação de bovinos de corte e leite, animais silvestres e peixes na região do Pantanal. “Alguns dos seus diferenciais são justamente as disciplinas de vivência prática, onde, desde o primeiro ano, os alunos têm a oportunidade de escolher setores específicos para trabalhar e precisam cumprir uma carga horária pré-estabelecida”, detalhou o vereador Humberto Torres.

Além de dirigentes e professores, também compareceram a sede do Poder Legislativo diversos acadêmicos da UEMS – Aquidauana.

Através da Moção de Aplauso apresentada pelo vereador Humberto Torres enaltece e parabeniza pela data a Professora, Dra. Tânia Mara Baptista dos Santos – Coordenadora do Curso de Zootecnia da UEMS e a Professora, Dra. Deliane Cristina Costa - Coordenadora-Adjunta, e todos os profissionais responsáveis pelos 30 anos de funcionamento do Curso de Zootecnia. Sendo eles:

1. Pedro Nelson do Amaral

2. Sergio Antonio Gomes

3. Luísa Melville Paiva

4. Ulisses Simon da Silveira

5. Elis Regina de Moraes Garcia

6. Henrique Jorge Fernandes

7. Tânia Mara Baptista dos Santos

8. Daniel Dias Fernandes

9. Marcus Vinicius Morais de Oliveira

10. Vera Lucia de Oliveira Golze

11. Simone Rodrigues Pereira Correa

12. Aya Sasa

13. Andre Luiz Julien Ferraz

14. Andre Rozemberg Peixoto Simões

15. Cleujosi Da Silva Nunes

16. Roberto Valadares Santos

17. Graziela Cáceres Carpejani do Amaral

18. Fábio Rafael Leão Fialho

19. Alysson Martins Wanderley

20. Thiago Toigo Camara

21. Tiago Junior Pasquetti

22. Dalton Mendes de Oliveira

23. Rosana Moreira da Silva de Arruda

24. Luciana Junges

25. Deliane Cristina Costa

26. Maurício Vargas da Silveira

27. Willian Moresco

28. Cezar Gonçalves Santos

29. Hérik Olegário Alves Santana

30. Gil Clever Zuza Nantes De Oliveira Coelho