Comandante do Batalhão de Engenharia de Combate recebe Moção de Aplauso

22/05/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 96

Compartilhe:

Na Sessão Legislativa realizada na noite de ontem, terça-feira (21) no Plenário Estevão Alves Corrêa, o vereador Sargento Cruz nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do art. 168, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Aquidauana apresentou Moção de Aplauso ao Tenente Coronel Felipe Araújo Barros, atual comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Carlos Camisão” sediado em Aquidauana e que presta relevantes serviços a comunidade aquidauanense.

Em sua justificativa, o vereador Sargento Cruz destacou que o Tenente Coronel Felipe Barros, nascido em março de 1979 na cidade de Fortaleza, é filho de Francisco Fernandes Barros e Maria de Jesus Araújo Barros, tendo incorporado nas fileiras do Exército em fevereiro de 1997, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas – SP.

Em novembro de 2001, foi declarado Aspirante a Oficial, sendo classificado no 6º Batalhão de Engenharia de Combate em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. “No decorrer da sua carreira, ele foi promovido ao posto de 2º Tenente, 1º Tenente e Capitão, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010 e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 2018 e 2019”, destacou o parlamentar Sargento Cruz.

No ano de 2021, Felipe Barros foi promovido ao posto de Tenente Coronel e no ano seguinte foi designado para assumir o comando do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, Batalhão Carlos Camisão em Aquidauana, e a troca de comando ocorreu em 07 dezembro de 2022, véspera do aniversário de Aquidauana.

O vereador Sargento Cruz enfatiza na Moção de Aplauso, que o Tenente Coronel Felipe Barros, vem desempenhando um grande trabalho à frente do comando do 9º BE Cmb, sempre atencioso, proativo e educado, ouvindo e expondo suas ideias, com isso mantendo um canal aberto com o Poder Executivo e Legislativo Municipal, atendendo de acordo com a viabilidade, as demandas recebidas.  “Sua dedicação e atenção aos detalhes fazem a diferença no resultado final e o grande exemplo, foi a reforma do telhado do galpão, o qual é utilizado para guardar os caiaques dos atletas membros da Associação de Canoagem (Clube de Regatas Aquidauana), localizado às margens do rio Aquidauana, conhecido como Porto do Soldado (área militar). Essa obra foi realizada em parceria que envolveu a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e 9º BE Cmb”, explicou o parlamentar. 

Por entender ser de inteira justiça, a Câmara Municipal de Aquidauana, através deste ato legislativo, reconhece e aprova com louvor a homenagem ao comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente Coronel Felipe Barros, que com dedicação, responsabilidade e empenho, a frente dessa histórica Unidade Militar de Engenharia, trabalha em prol de Aquidauana, Mato Grosso do Sul e do Brasil. “Sua atuação eleva o nome do Exército Brasileiro e através dele desejamos sucesso aos seus comandados”, finalizou o Sargento Cruz.

A Moção de Aplauso foi submetida a votação, aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa, sendo entregue em seguida ao Tenente Coronel Felipe Barros acompanhado por familiares.