Câmara faz homenagem póstuma a família do ex-cacique Alcery Marques

20/03/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 497

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Aquidauana aprovou por unanimidade na noite de ontem, terça-feira (20) durante Sessão Legislativa no Plenário Estevão Alves Corrêa, Moção de Pesar pelo falecimento do líder indígena, professor e ex-cacique da aldeia Lagoinha localizada no distrito de Taunay, Alcery Marques Gabriel.

A moção de autoria do Poder Legislativo, contou com a assinatura de todos os vereadores presentes na Sessão Legislativa, sendo eles Nilson Pontim (presidente), Reinaldo Kastanha (vice), Humberto Torres (1º secretário), Chico Tavares (2º secretário), Anderson Meireles, Clériton Alvarenga Ferreira, Everton Romero, Marquinhos Taxista, Sargento Cruz, Tião Melo, Valter Neves e Wezer Lucarelli. O vereador Sebastiãozinho justificou a ausência.

A homenagem foi entregue aos familiares e amigos do ex-cacique Alcery Marques, líder indígena atuante na defesa das causas dos povos originários, que faleceu no último dia 10 de março e deixou um legado de trabalho em prol da comunidade terena. “Queremos por meio desta Moção externar votos de mais profundo pesar e reconhecer o trabalho e a importância desse amigo que nos deixou”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Nilson Pontim.

Segundo se destaca na Moção de Pesar, Alcery Marques que nasceu em 30/06 de 1975 em Aquidauana era profissional de linguística e língua indígena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cacique da aldeia Lagoinha de 2009 a 2012. Ele era casado com a professora Cristiane Vertelino Marques e deixou cinco filhos.

Neste caso, a Câmara Municipal de Aquidauana prestou homenagem póstuma publicamente por meio da Moção de Pesar aprovada pelos vereadores e entregue aos familiares em ato solene durante a Sessão Legislativa.