Aquidauanense é homenageada por vaga na Universidade Stanford (EUA)

21/02/2024 - Por: ASCOM - Visitas: 658

Compartilhe:

A Moção de Aplauso foi entregue para a homenageada que estava acompanhada de seus familiares.

Na Sessão legislativa realizada ontem, terça-feira (20) no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana, os vereadores Wezer Lucarelli e Everton Romero apresentaram nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do art. 168, do Regimento Interno, Moção de Aplauso para a jovem aquidauanense Gabriela de Sá dos Santos pela aprovação em renomada instituição educacional dos EUA, a Universidade Stanford, no Estado da California.

A Universidade Stanford é uma universidade de pesquisa privada situada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos, e uma das instituições mais prestigiadas do mundo, com a maior seletividade de graduação e a posição de primeira colocada em várias pesquisas e medições no país.

Gabriela de Sá dos Santos é filha do casal aquidauanense Gisele de Sá Cavalheiro e Edilson dos Santos e vai completar 19 anos no mês de julho deste ano.   

Segundo o vereador Wezer Lucarelli a presente Moção de Aplauso é o reconhecimento pelo esforço e dedicação o que a fez alcançar com mérito a aprovação, exaltando assim o nome de Aquidauana na área educacional.  “Gabriela de Sá será a primeira pessoa de Mato Grosso do Sul a cursar graduação na Universidade Stanford. Ela terá um bolsa de estudos que cobre o custo da universidade, além de dormitório e alimentação”, explicou o vereador Lucarelli.

Histórico

Gabriela de Sá, estudou o maternal na Creche Bezerra de Menezes, fez o pré na Escola Rotary Club, bem como a 1ª série até o 9º ano na escola Cândido Mariano e seu ensino médio no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

Em 2019, cursou o nono ano, tendo o privilégio de juntar-se a uma equipe de tradução no Rakuten Viki, streaming asiático com milhões de usuários em todo o mundo, por 09 (nove) meses. 

Colaborou com uma equipe de 11 (onze) pessoas para traduzir mais de 200 (duzentas) horas de dramas, filmes e programas de variedades coreanas para legendas em inglês, alcançando mais de 10 (dez) milhões de pessoas.

A partir de 2021, em outubro cocriou projeto de ensino de matemática olímpica para jovens de baixa renda, o “Matletas”. 

Nele, organizou e ministrou mais de 30 (trinta) turmas jovens, com idades entre 14 e 17 anos. Também, desenvolveu e liderou workshop de Jogos Matemáticos, pesquisando e conduzindo a apresentação “História e Impacto das Olimpíadas” na feira de ciências FECIAQ para mais de 200 (duzentos) participantes.

Começou a dar aula de espanhol na School For Young ARMYs, ONG que oferece ensino gratuito de idiomas para todas as idades. Também ministrou aula de coreano e foi responsável por criar o primeiro curso de coreano gratuito e personalizado no Brasil.

Passou a lecionar e assistir aulas de informática as comunidades indígenas, atingindo mais de 80 (oitenta) alunos, que progrediram sem nenhum conhecimento para uma proficiência padrão, desenvolveu o aplicativo SOMA que busca expandir o “Matletas” nacionalmente, o qual criou uma comunidade aberta e gratuita sobre as olimpíadas para a competição RISE, a maior competição de bolsas do mundo, participou também do Bootcamp em inglês da Academia de Liderança da América Latina. Iniciou o PIC, programa de iniciação científica da OBMEP, onde foi medalhista na edição de 2022.

Contribuiu para a revisão de questões do SAT (seção de matemática) da Apply, a maior empresa de preparação de testes padronizados dos EUA no Brasil, sendo a primeira pessoa do Brasil na história, a ir para o programa mais renomado do mundo em matemática, o Program in Mathematics For Young Scientists, com bolsa de 100%. Lá, realizou pesquisas em números de Fibonacci sob David Fried, professor de matemática na universidade de Boston. 

Durante o ano de 2022, desenvolveu também o aplicativo “Colorar”, o qual busca ajudar mulheres antes, durante e após a denúncia de violência contra a mulher. 
Com o referido aplicativo ganhou a principal competição global de tecnologias e empreendedorismo mundialmente, o “Technovation Challenge”, ficando em top 01 (um) mundial, ganhando investimentos e atualmente, possui parceria com a UNICEF dos Estados Unidos.

Moção de Aplauso

Segundo o vereador Everton Romero um dos autores da Moção de Aplauso, a jovem Gabriela de Sá dos Santos com seu desempenho, se tornou um orgulho para sua família e projetou Aquidauana na área da Educação, se tornando merecedora da justa homenagem. 

A Moção de Aplauso foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa e em seguida foi entregue para a homenageada que estava acompanhada de seus familiares.