Valter pede à Saúde agilidade no agendamento de consultas de pacientes

16/11/2023 - Por: ASCOM - Iramar Ferreira - MTB.804/MS - Visitas: 1137

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O vereador Valter Neves (PSD), por meio do Ofício de nº 031/2023 (Gabinete), em resposta ao Ofício de nº 286/2023 (Sesau), disse que a Secretaria de Saúde dispõe de equipe que realiza a triagem e classificação de risco dos pacientes que aguardam na fila de espera para consulta e exames.

Contudo, observa,  o processo de agendamento e realização dessas consultas e exames, nem sempre ocorre com a agilidade necessária para atender às necessidades específicas dos usuários.

Ele, pontualmente, se refere ao paciente Pedro da Silva, 68 anos, que deu entrada  no hospital com pedido de urgência  de  consulta em cirurgia de cabeça e pescoço-geral no dia 24/05/2022, por Fernanda Xavier.

Na justificativa, ela dizia aguardar disponibilidade de vaga de reserva conforme classificação de risco.  Segundo o vereador, a espera do senhor Pedro da Silva já remonta 1 ano e 4 meses, sem fornecimento de informações claras sobre o prazo de agendamento do pedido a ponto de  causar ansiedade e afetar negativamente a qualidade de vida e o estado de saúde do usuário.

Valter Neves acredita que a transparência e a comunicação aberta são essenciais para garantir a confiança da comunidade no sistema de saúde municipal.

Ele solicita  que seja realizada uma revisão dos procedimentos internos para evitar que situações como essa se repitam no futuro, assegurando que todos os usuários recebam a atenção adequada e dentro de prazos razoáveis.

Neves solicita ainda que a situação desse  usuário  seja verificado com urgência por meio da equipe de Central de Regulação de Aquidauana, e comunicado ao paciente,  pois a família tem lhe cobrado uma posição referente ao caso.

Porém, completa, como cidadão  ele compreende as limitações e os desafios enfrentados pelo sistema de saúde municipal, mas como legislador é da sua  responsabilidade fiscalizar e zelar pelo bem-estar daqueles que mais necessitam de cuidado e atenção, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado e esses cidadãos.