Projeto de lei institui o Dia Municipal do Engenheiro Agrônomo

08/11/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1013

Compartilhe:

O projeto de  lei, de autoria do vereador Humberto Torres (PSDB), que institui o Dia Municipal do Engenheiro Agrônomo, foi aprovado em Sessão Legislativa.

Conforme esclarece o parlamentar,  a profissão de Engenheiro Agrônomo veio a ser reconhecida no dia 12 de outubro de 1933 e  promulgada por meio  do Decreto 23.196/1933.

Esse dia, portanto, passou  a ser comemorado como Dia do Engenheiro Agrônomo, considerado um  profissional eclético com atribuições diversas, sendo o único que pode trabalhar em praticamente todas as áreas das Ciências Agrárias, o qual atua  diretamente na produção agrícola, florestal e animal; química e experimentação agrícola; mecânica, máquinas e implementos agrícolas, ecologia e meteorologia.

Portanto, dentre os vários cursos ofertados pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) destaca-se o curso de Agronomia criado em 2000.

De sua criação até hoje, 18 turmas já foram concluídas com um total de 628 engenheiros agrônomos formados, na sua maioria, e nascidos em Aquidauana, Anastácio, Miranda, Jardim, Nioaque, Campo Grande, dentre outras regiões dentro de um raio de 300 km de distância.

“Isso faz com que colhamos o que semeamos com nossos egressos, engenheiros agrônomos, atuando em diferentes setores das Ciências Agrárias, em diversos estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Cantarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Bahia, Piauí, Maranhão e, principalmente, em Mato Grosso do Sul”, avalia.

Além do Brasil, completa, há egressos do curso que atuam ou atuaram no Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido e Bélgica, com muitos se destacando nacionalmente e internacionalmente, o que, para ele, é motivo de muito orgulho para acadêmicos e professores  do Curso de Agronomia da UEMS – Aquidauana.

O projeto segue para o Executivo a fim de ser sancionado ou vetado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), de acordo com lei municipal vigente.