9º BE Cmb celebra aniversário em Aquidauana e homenageia personalidades

04/10/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1653

Compartilhe:

Na manhã de sexta-feira (29) o Batalhão de Engenharia de Combate 'Carlos Camisão' promoveu formatura nas dependências do quartel localizado em Aquidauana, alusiva ao 81º aniversário desta unidade do Exército Brasileiro. 

O Tenente Coronel Felipe Araújo Barros, atual comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, "A Casa do Engenheiro Expedicionário", recepcionou as autoridades civis e militares, além de familiares dos homenageados e convidados.

Na oportunidade diversas personalidades foram agraciadas com o Diploma Amigo do 9º BE Cmb e com a Medalha Marechal Machado Lopes. Entre as autoridades que receberam o diploma Amigo do Batalhão está o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Nilson Pontim, por contribuição ao Exército Brasileiro em Aquidauana. 

O Diploma de Amigo do 9º BE Cmb foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Nilson Pontim, pelo TC Felipe Araújo Barros, ao mesmo tempo em que agradeceu o apoio a instituição. Por sua vez Nilson Pontim se colocou a disposição, sempre que chamado para contribuir com esta importante unidade militar. “Agradeço ao comandante Felipe Barros e a todos que fazem parte desta unidade do Exército Brasileiro pela parceria e tão importante participação em diversas situações emergenciais em nosso município. Parabéns pelos 81 anos de serviços prestados ao Brasil”, destacou o parlamentar.

Também foram homenageados nesta solenidade, o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, o prefeito de Anastácio Nildo Alves, a professora, doutora Ana Graziele Lourenço Toledo, diretora da UFMS – Aquidauana,  professora, doutora Hilda Ribeiro Romero, diretora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – campus de Aquidauana, vereador Ademir Guilherme Alves, presidente da Câmara Municipal de Anastácio, Tony Luiz Lemos da Silva, gerente do DETRAN de Aquidauana, Ana Keli da Silva Benites, enfermeira, coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar,  professora, doutora Paula Helena Santa Rita, coordenadora do Biotério da UCDB, José Augusto da Silva, biólogo e auxiliar de ensino Biosaúde do Biotério da UCDB,  Gerente da Praia da Figueira Paulo Orlando de Lima, João Gomes, mergulhador da Lagoa Misteriosa e Carlos Murilo Araújo, gerente da fazenda Caimasul.

Durante a formatura geral, o comando do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, agraciou diversos militares com a Medalha Marechal Machado Lopes, criada pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Seção Campo Grande (MS), para reconhecer os relevantes serviços prestados, a própria Associação, ao 9º BE Cmb e ao culto da epopéia da FEB. 

Homenageados com a Medalha Marechal Machado Lopes.

Coronel Paulo César Pasini, comandante da Base de Administração e apoio do CMO, Coronel Bartolomeu Herbert Bezerra de Mello, Chefe do Estado Maior do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel Médica Cláudia Lima Gusmão Cacho, diretora do Hospital Militar de Área de Campo Grande, TC Marcus Vinicius Cardoso Monteiro, chefe do 6º Centro Telemática de Área, Major Capelão do CMO Ednaldo da Costa Pereira, Sub Tenente André Luiz Martins, Adjunto do Comando do 3º Grupamento de Engenharia, Sub Tenente Natanael de Souza Carvalho, adjunto do Comando do Hospital Militar de Área de Campo Grande, 1º Sargento Diego Novaes Pansard, auxiliar do setor financeiro do Hospital de Área de Campo Grande e o Tenente Coronel do Quadro de Oficiais da Policia Militar, atual comandante do 7º Batalhão de Policia Militar de MS sediado em Aquidauana, Guilherme Dantas Lopes. 

Histórico 9º BE Cmb

O 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 6 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira. 

A unidade está sediada na cidade de Aquidauana - MS. Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o Batalhão participou da II Guerra Mundial, tendo cooperado para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. 

Foi distinguido com a Citação de Combate. A Bandeira Nacional da unidade recebeu a Cruz de Combate de 1ª classe com a Ordem do Mérito Militar. É denominado “Carlos Camisão” em homenagem a esse chefe militar que esteve à frente das forças brasileiras na Retirada da Laguna, durante a Campanha da Tríplice Aliança. 

O estandarte do 9º BE Cmb foi criado pelo Decreto nº 39.766, de 13 de agosto de 1956, e recebido na unidade em 19 de dezembro daquele ano. 
O Estandarte Histórico retrata, em suas cores e símbolos heráldicos, a participação heroica da única unidade de Engenharia do Exército Brasileiro que lutou na 2ª Grande Guerra.

Em 1956, o 9º Batalhão de Engenharia de Combate recebeu a designação histórica de “BATALHÃO CARLOS CAMISÃO", em homenagem ao ilustre Comandante de umas das colunas da histórica Retirada da Laguna na Guerra da Tríplice Aliança (1864 – 1870). Fonte: Exército Brasileiro. (CW)