Projeto institui o Dia Municipal do Zootecnista

20/09/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 956

Compartilhe:

O projeto de lei, de autoria do vereador Humberto Torres (PSDB), que institui o Dia Municipal do Zootecnista, foi lido em Sessão Legislativa.

Conforme justificativa do parlamentar, no dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, deu-se a aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia instalado no Brasil, daí remonta a data comemorativa do dia do Zootecnista. A atuação desse profissional foi regulamentada há 55 anos, por meio da Lei 5.550 de 04 de dezembro de 1968.

(...)

 Segundo informa o vereador, o primeiro curso de Zootecnia aberto no Estado de Mato Grosso do Sul está previsto na Constituição Estadual (CE MS, 1989) graças ao então deputado estadual, saudoso professor  Cláudio Valério da Silva, autor da emenda constitucional de criação de uma Faculdade de Zootecnia no município de Aquidauana.

“No ano de 1990, na Câmara dos Vereadores,  aconteceu a primeira discussão sobre a criação dessa faculdade”, recorda.

Ainda segundo Humberto Torres, o município teve  a honra de abrigar o primeiro  curso  de Zootecnia do Estado, instalado em 1994 em área cedida da Fazenda da antiga Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA), ambas pertencentes à esfera estadual.

O parlamentar informa ainda, que atualmente o Estado possui cinco cursos de graduação em Zootecnia - um em universidade estadual (UEMS/Aquidauana); dois em universidades federais (UFMS/Campo Grande e UFGD/Dourados) e dois em universidades privadas (UCDB/Campo Grande e AEMS/Três Lagoas).

(...)

A Zootecnia, comenta,  é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, que compreendem  o planejamento, a economia e a administração, assim como, o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral, em sua área de atuação, a qualidade de vida da sociedade.

Portanto, completa, o Zootecnista é um profissional de grande relevância para o desenvolvimento da produção animal no município de Aquidauana e região, que contribui  para o bem-estar da população trazendo alimentos de origem animal de qualidade e a um custo menor, para o consumo de toda população de forma acessível.

“O Zootecnista tem ampla consciência de seu papel no desenvolvimento sustentável sob o aspecto produtivo, ambiental, econômico e social, assim como,  prima pela responsável atuação na mitigação das diferenças sociais”, finaliza.

O projeto segue para as Comissões Permanentes da Câmara Municipal a fim de ser analisado a sua legalidade e constitucionalidade antes de ir à plenário para deliberação.