Neves solicita monitoramento de usuários que aguardam na fila de espera para exames

18/09/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 921

Compartilhe:

Disponibilizar pessoal para monitorar a lista dos usuários que aguardam na fila de espera para exames na Rede Municipal de Saúde foi objeto de solicitação do vereador Valter Neves (PSD) à secretária municipal de Saúde, Patrícia Panachuk, por meio do Oficio de nº 030/2023 (Gabinete) apresentado em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, ele recebeu em seu Gabinete uma demanda, dentre muitas outras, de um idoso que se encontra desde 24 de maio de 2022 a espera de vaga. Ele  deu entrada, segundo revela, com pedido de urgência solicitando consulta em cirurgia de cabeça e pescoço.

Em contato com a Central de Regulação de Aquidauana, ele foi  informado que a liberação de vaga depende da Regulação de Campo Grande.

Portanto, esclarece,  essa medida proposta  é exatamente para não permitir que situações como essas ocorram, que haja fiscalização, organização e que seja estipulado prazo médio de espera.

A  partir daí, acrescenta,  sugere que se entre  em contato com a Central de Regulação de Aquidauana ou Campo Grande  para averiguação do problema e procure manter informado o paciente, caso os exames demandem maior espera.

“As longas esperas para a realização de exames médicos póde afetar negativamente a qualidade de vida e estado de saúde do usuário da saúde. A espera prolongada não apenas causa desconforto físico, mas também emocional, principalmente em idosos, que já lidam com condições de saúde delicada”, avalia.