Neves reivindica borrifação contra a leishmaniose no município de Aquidauana

14/09/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1227

Compartilhe:

Viabilizar borrifação contra a leishmaniose, no município de Aquidauana, foi objeto de reivindicação do vereador Valter Neves (PSD) à secretária municipal de Saúde, Patrícia Panachuk, com cópia ao prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), por meio de Indicação apresentada em plenário.

Conforme justificativa do parlamentar, os agentes de combate às endemias de Anastácio estão efetuando a borrifação contra a leishmaniose, por meio do Controle de Vetores, e tem como objetivo prevenir novos casos na cidade. Já são 15 notificações humanas. Todas são acompanhadas pelas equipes responsáveis.

Segundo ele, a borrifação em domicílio está sendo feita na área central de Anastácio para o bloqueio do mosquito transmissor, o que oferece total proteção para o morador e evita novos casos.

Por outro lado, comenta, Aquidauana, cidade vizinha, precisa realizar a borrifação contra a leishmaniose como forma de evitar possíveis casos no município, devido à proximidade da cidade com  Anastácio. A prevenção é a única forma de barrar a transmissão.

“A leishmaniose é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania (...) e são pequenos, de cor clara e pousam de asas abertas. O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e animais doentes e transmite o parasito a pessoas e animais sadios”, explica.

De acordo com ele, prevenir a proliferação desse mosquito é necessário alguns cuidados, como: limpar quintais e terrenos baldios, recolher folhas e galhos, eliminar resíduos sólidos orgânicos (como restos de comida e fezes de animais).