Projeto  homenageia o ex-vereador indígena Jair de Oliveira

17/08/2023 - Por: ASCOM - Visitas: 1252

Compartilhe:

Projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Meireles (MDB,) que   denomina a Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada na  Vila Trindade, de ESF “Vereador Jair de Oliveira”, foi apresentado e lido em Sessão Legislativa.

Conforme justificativa do parlamentar, o homenageado nasceu na Aldeia Bananal, no distrito de Taunay, município de Aquidauana. Seu primeiro emprego foi como faxineiro na Escola Cejar, posteriormente exerceu o cargo de secretário desse educandário.

 Depois prestou concurso para Exatoria, o qual exerceu as funções de exator (EEIII) na Exatoria de Aquidauana em 25 de maio 1972. Exerceu também a função de inspetor de postos fiscais da Fazenda.

Ainda, de acordo com a justificativa do projeto, em 1967 aos 29 anos, integrou a Mesa da Câmara Municipal de Aquidauana. Foi 1º  e 2º secretário;  vice-presidente, e também  presidente da Casa de Leis  (1974/1975).

Nas Comissões Permanentes da Casa, integrou a Comissão de Educação e Saúde, assim como, da Economia e Finanças e de Justiça.

Jair de Oliveira ingressou na política no Partido Social Democrático, o PSD. Depois  de encerrar  o sistema pluripartidário e constituído  a Arena  e o MDB, ele escolheu  a Arena, legenda  pelo qual se elegeu vereador por  quatro mandatos consecutivos. Morreu no dia 31/08/2007, em Campo Grande.

O projeto segue às Comissões Permanentes da Casa  a fim de ser analisado a sua legalidade e constitucionalidade antes de ir à plenário para discussão e votação.